4 de julho de 2013

A estruturação do Marketing na conectividade das áreas com o desenvolvimento de soluções inteligentes

Empresas devem lidar com soluções em tempo integral, seja através daquelas já em produção, seja quando surgem novas oportunidades para se inovar.
Toda empresa deve nascer sob o foco da inovação e geração de soluções para seus clientes, levando-se em conta todo o potencial criativo de seus colaboradores e as oportunidades encontradas por meio de estudos e pesquisas.
Obviamente é preciso que toda a empresa esteja alinhada sob o mesmo foco, e que este aponte para o desenvolvimento de soluções, dando a seus colaboradores a oportunidade de participar da criação e geração de ideias.
Com esta linha de ação é possível observar que as melhores empresas sempre se permitem criar soluções de maneira contínua, analisando dados, interagindo com seus clientes e dando aos colaboradores uma liberdade que se encaixa plenamente na área em que a empresa atua.
Mesmo assim é necessária a delimitação de ideias, tendo um espectro que fique dentro da capacidade produtiva da empresa, para que a ideia não seja descartada assim que nasce, colocando em questão uma linha mais precisa na hora da proposta inovadora das soluções criadas e percebidas pelos colaboradores.
Logicamente já existe um perfil alinhado entre a criação das soluções e sua aplicabilidade por parte dos colaboradores, mas em certos momentos o que surge se distancia um pouco do negócio da organização, e para que esta ideia não morra repentinamente é necessário que mais estudos sejam feitos e apontem a viabilidade imediata, futura ou inexistente.
Neste mesmo sentido é possível fazer uso do máximo de conhecimentos diferenciados das pessoas, criando e recriando soluções que sejam eficazes e ao mesmo tempo simples, sem que para isso percam aspectos complexos.
Então cada tomada de decisão não é mais isolada, passando a conectar todas as áreas, direta e indiretamente, abrindo os canais de comunicação da empresa para a colaboração entre todas as pessoas e áreas, com a finalidade de entregar ao consumidor mais do que um produto ou serviço.
Sendo assim todas as experiências anteriores já fortalecem o potencial criativo, deixando que a percepção das pessoas fique mais aguçada quando existe um tempo dedicado às pesquisas, estudos e trocas de ideias internas, aproveitando-se também dos treinamentos efetuados pela organização, que passam a render novas percepções, aperfeiçoamentos e conexões entre as pessoas e suas respectivas áreas.
Desta forma a complexidade em conectar ideias e áreas é reduzida ao ponto em que todos sabem que são participantes ativos na construção dos produtos e serviços que chegam aos clientes, tendo como foco a solução disponibilizada e que gera a satisfação e abre caminho para outras inovações e desenvolvimentos posteriores.