22 de julho de 2013

A relação da cultura organizacional e dos colaboradores no desenvolvimento das soluções em Marketing

Quando os colaboradores da sua empresa não conhecem a cultura organizacional, seus valores, visão, missão etc., é bem provável que seu cliente estará insatisfeito de alguma maneira, mas poucas empresas são capazes de compreender como isto as afeta diretamente no relacionamento com o consumidor, deixando um território muito mais amplo para a concorrência e criando vícios que em breve farão com que a empresa encerre suas atividades.
Para muitas empresas é desnecessário que seus colaboradores possuam uma cultura próxima às suas, o que as coloca em um terreno desconhecido e recheado de situações que futuramente serão descritas como armadilhas não vistas anteriormente, quando na realidade a própria empresa deixou a desejar no momento em que poderia ter tomado uma posição diferente.
O mais incrível é que estas empresas elaboram processos seletivos que não se atentam para um fator que influencia diretamente o relacionamento interno e com o consumidor, pois se a cultura do indivíduo é totalmente oposta a da empresa não há como atender bem aos clientes, tampouco contar com aquele colaborador para contribuir criativamente ou se dedicar verdadeiramente.
Ao mesmo tempo surgirão os discursos de que não deve haver integração entre a cultura das pessoas e das empresas, mas quem os propaga certamente não compreende que a empresa deve possuir uma unidade quanto ao foco, e qualquer um que fuja a este foco de ação acaba por comprometer o desenvolvimento da empresa.
Além disso é possível salientar que um colaborador que não compartilha com a empresa uma cultura já traz para dentro da organização uma linha muito diferente de pensamento, que não pode ser encarada como errada de maneira integral, mas de nada adianta um colaborador que vive apontando erros e não contribui para sua solução, a não ser que as empresas tenham mudado de tal maneira que fazer o melhor já não é mais necessário.
Mas com isso também surgem pontos em que as empresas acabam pecando e sabem muito bem o que estão fazendo, ainda mais se for considerado que muitas delas não entendem que existem colaboradores que devem realizar suas tarefas em outro local que não a empresa, mas como existe a teimosia por parte das empresas é fato que muitas delas vivem preenchendo seus quadros porque as pessoas são números, e cada posição ou posto de trabalho deve conter alguém, mesmo que seja para prejudicar o consumidor, os demais colaboradores e a empresa.
E isto ainda coloca em pauta o que muitas empresas tomaram como modismo e redução de custos, deixando de lado a análise da tarefas que são inerentes ao negócio e terceirizando-as de qualquer forma, só para se livrar de certas atividades só porque parecem desnecessárias.
Deste jeito tudo o que a empresa produz passa a correr um risco desnecessário, pois terceirizar algumas atividades organizacionais é uma ação que exige inteligência, por isso poucas empresas são capazes de fazê-lo corretamente, sem deixar que algumas de suas tarefas ligadas diretamente ao core business da empresa acabe nas mãos de uma empresa que não possua o mesmo nível de qualidade.
Só que isto não pode ser confundido como a mera redução de custos ou repasse de tarefas que a empresa não necessita fazer, algo que diariamente acontece e faz com que estas empresas venham a perder clientes sem saber o motivo do ocorrido, colocando em pauta pesquisas que não apontarão diretamente o que acontece.
Outro fator pouco pensado é a parceria que deve ser formada com a outra empresa quando uma atividade é terceirizada, o que logicamente não acontece e faz com que sempre existam conflitos entre as duas organizações que devem trabalhar em conjunto.
Então fica claro que as culturas organizacionais e individuais devem manter uma relação muito próxima, alcançando um nível de compatibilidade que as mantém vivas com poucas diferenças, ainda mais quando um mercado altamente competitivo exige no mínimo a excelência, e ela só é alcançada quando a empresa compreende qual é a sua razão de existir.