1 de julho de 2013

Marketing, comunicação e inovação criativa de soluções

Empresas com histórias concretas sempre encontram inovações com maior facilidade do que as demais, pois incentivam seus colaboradores a buscar conhecimentos distintos através de pesquisas, estudos e treinamentos que geram ganhos muito maiores à cada uma das habilidades individuais em questão, enquanto que as demais empresas ficam ancoradas sob a perspectiva de tornar cada pessoa um ser comum que não se diferencia em nada das máquinas que produzem continuamente.
Todo produto, serviço ou solução tem uma história conhecida, abolindo achismos do dia a dia organizacional, gerando o desenvolvimento de ideias cada vez melhores e que se aproximam dos desejos dos clientes em um tempo muito reduzido, demonstrando a competência na administração das informações, conexão entre as áreas para expandir ideias e inovar.
Mas mesmo assim o mercado sempre renova sua história com o desenvolvimento tecnológico que coloca nas mãos dos colaboradores e clientes uma gama de informações que merece sempre um filtro, por isso as empresas devem estar atentas às formas como segmentam seus consumidores e permitem que seus colaboradores pensem na mesma sintonia que o cliente.
Este tipo de comportamento só é possível quando a empresa consegue aliar toda a sua história, por meio da cultura e personalidade facilmente reconhecível pelas pessoas, quanto produzem e levam aos clientes seus produtos e serviços, tendo uma associação imediata e que já traz uma experiência única à mente dos consumidores quando se deparam com a marca.
Logicamente o produto ou serviço deve ter como fonte de referência a solução para um desejo do consumidor, atraindo mais atenção por parte da empresa e seus colaboradores, do mesmo modo que as pesquisas e estudos já desenham previamente o cenário que será construído na mente do cliente quando ele faz a busca ou aquisição de um produto ou serviço da sua empresa referencial.
Somando-se a isso é vital que a empresa não elimine seus canais de comunicação com o cliente, fazendo-se valer de todas as vias possíveis, mesmo que para alguns incompetentes existam canais que já não são mais interessantes, e é aí que as estratégias de comunicação podem funcionar com maior facilidade, pois se o seu concorrente já não se movimento mais em um nível do território de atuação de ambos, tudo tende a ficar mais fácil, já que os consumidores serão surpreendidos e ficarão encantados.
E este modelo de descarte de canais de comunicação fica mais evidente conforme evoluem as tecnologias disponíveis, sendo que na verdade muitas delas são apenas releituras daquilo que já se dispunha há muito, mas que hoje tem um modal diferente sem perder a essência que o fez surgir, colocando em evidência a capacidade inovadora aliada ao conhecimento histórico, dando novas oportunidades para que a comunicação seja exercida em sua plenitude sem que os veículos sejam dispensados sem os devidos estudos e viabilidades atuais.