25 de julho de 2013

Marketing no relacionamento das empresas com o desenvolvimento das habilidades dos colaboradores e as tecnologias utilizadas

A evolução tecnológica é influenciada diretamente pelos novos usos e aplicações dos mais variados conhecimentos, expandindo a relação das empresas com seus colaboradores, clientes, concorrentes e mercados, eliminando barreiras desnecessárias e tornando a adaptação ao presente muito mais natural quando todos passam a pensar verdadeiramente.
Empresas adaptadas ao mundo real conseguem obter um desenvolvimento muito mais interativo com seus colaboradores e clientes, trazendo a este novo universo seus fornecedores e distribuidores, além de tomar decisões mais inteligentes que seus concorrentes.
Desta maneira as organizações passam a tomar consciência de suas responsabilidades e usufruem das mais variadas tecnologias para oferecer aos seus clientes produtos e serviços diferenciados, únicos e personalizados da maneira adequada.
Isto também coloca em evidência o preparo organizacional para lidar com o equilíbrio de suas ações, colocando as ferramentas ideais junto às ideias mais criativas, proporcionando um contato entre seus colaboradores que apaga o achismo de que ideias surgem do nada.
Também é óbvio que ainda existem aqueles que acham que uma ideia pode surgir do nada, esquecendo-se completamente de que para se ter uma ideia é preciso ter conhecimento, e este conhecimento sempre faz um passeio por entre as mais variadas experiências e trocas da vida de cada um, levando a uma integração das interações com a reflexão filosófica que permite que uma solução seja apresentada.
Outro ponto importante é saber que a falta de conhecimento é expressada sempre na forma de ideias que surgem do nada, mas toda ideia sempre possui uma referência anterior, fazendo com que pensamentos sejam conectados com a finalidade de produzir, ao contrário daqueles que vivem dando palpites depois que algo é feito, pois jamais são capazes de oferecer uma solução.
Então fica evidente que as empresas inteligentes sempre trarão para seus ambientes os colaboradores inteligentes, pois de nada adianta oferecer as ferramentas mais recentes àqueles que foram adestrados e só conseguem repetir o apertar de botões dos micos amestrados utilizados em pesquisas.
Além disso é fundamental que a empresa consiga conciliar o conhecimento de seus colaboradores com as ferramentas disponíveis, e aí entram as aplicações da tecnologia para permitir que oportunidades sejam criadas, o que vai além da rapidez com que um relatório é elaborado ou como o banco de dados da empresa é recheado de informações que jamais serão usadas porque ela não sabe como o fazer.
Desta maneira também deve haver uma contribuição contínua para que seus colaboradores possam desenvolver suas habilidades individuais, entrando em cena a elaboração de treinamentos direcionados e que permitem que cada colaborador possa contribuir cada vez mais para a geração de ideias, estudos e pesquisas.
Obviamente muitas empresas não entendem como proceder nesta área, então sempre tratam os treinamentos como caixas idênticas que são entregues a todos os colaboradores, cobrando-os posteriormente uma diferenciação criativa que não existirá porque as pessoas foram formatadas pela organização.
Só que este procedimento já acontece quando a empresa vai contratar colaboradores, deixando que os tais processos seletivos não abram caminho para que as pessoas venham a contribuir no futuro, deixando evidente o imediatismo recheados de achismos que infectam a empresa, fazendo-a achar que os colaboradores já devem vir prontos para ficar apertando teclas sem saber a razão até que já não sejam mais necessários e finalmente são trocados por outros.
Este comportamento é típico das empresas que não querem evoluir, tampouco perceber que as ferramentas tecnológicas também são importantes para que a organização se desenvolva, mas os falsos gestores insistem em trocar pessoas para evitar custos, um discurso que é ouvido diariamente dentro de empresas que são dominadas pela ignorância e vivem sob alucinações que elas acham que são decisões.
Com estes acontecimentos é fácil entender porque poucas empresas conseguem se manter atualizadas no mercado, gerando sempre a necessidade de seu desenvolvimento contínuo para entregar aos seus clientes o que a concorrência jamais poderá oferecer, ainda mais se a empresa não puder tratar a si mesma como parte de um organismo como o mercado.
Sendo assim as empresas passam a assumir suas responsabilidades e o fazem para se adaptar às inovações que surgem, sem que se esqueçam de expandir o conhecimento que possuem, tornando seus arquivos úteis ao deixar que seus colaboradores sejam devidamente instruídos e possam trocar ideias entre si, gerando soluções criativas e que se tornam atraentes para seus clientes.