31 de julho de 2013

Marketing no relacionamento inteligente das empresas com as oportunidades de mercado

Empresas inteligentes tratam seus problemas como oportunidades para se fornecer uma solução, enquanto que as organizações medíocres sempre procuram culpados.
Todo problema é uma oportunidade, mas é preciso que a visão das pessoas não seja limitada pelos cabrestos impostos dentro das organizações, aproveitando o máximo de conhecimento para tornar viável a solução e deixar que o desenvolvimento contínuo seja uma realidade.
É óbvio que poucas empresas são capazes de olhar para um problema com inteligência, e na maioria das vezes os vícios internos impedem que novas ideias, informações, conhecimentos e experiências sejam fontes de criatividade, preferindo o discurso da falsa igualdade ao invés de pensar para agir.
Isto revela um tipo de cultura totalmente corrompido pela ignorância e que transforma as pessoas em meras peças de um tabuleiro, onde elas serão alocadas em lugares inadequados e sempre serão formatadas conforme as empresas o desejam.
Por esta razão é que muitos mercados são precariamente desenvolvidos, se é que alcançam um nível estável que pode ser colocado nesta classificação, ainda mais quando a competitividade favorece o desenvolvimento das organizações e faz com que os colaboradores sempre tenham mais ideias e soluções a conhecer.
Também é intrigante como a própria sociedade ao redor destas empresas são capazes de se transformar em meras reprodutoras de peças, pois é assim que as pessoas são identificadas, criando-se um contexto em que todos sabem as mesmas coisas, são formadas e adestradas do mesmo jeito, para que eternamente façam o mesmo que é feito agora e já foi feito no passado.
Este ciclo vicioso faz com que todas as empresas percam sua competitividade por razões óbvias, até mesmo infantis em certo nível, pois o uso repetitivo e excessivo das mesmas coisas e conhecimentos não leva a lugar algum, pois todos são amplamente proibidos de olhar para o lado, e então as pessoas passam a funcionar como máquinas, já que este é o interesse natural daquela região.
Além disso é possível confirmar que as pessoas que param para pensar são excluídas, pois mexem com o que os demais chamam de ordem natural, só que o desenvolvimento, a evolução e adaptação sempre caminham para frente, algo que não acontece quando tudo se torna comum e vira a regra intransponível imposta, seja na empresa, num mercado ou sociedade.
Então as empresas criam o discurso de que são vítimas das decisões inteligentes dos concorrentes, pois uma empresa que se diferencia é capaz de enxergar que suas soluções atuais são interessantes, mas sempre há espaço para melhorar, algo impossível em organizações que só sabem se repetir perpetuamente.
Com isso os modelos de gestão também são envoltos por ilusões que se ancoram em um lugar do passado e hoje não fazem mais sentido, deixando ainda mais exposta a condição de que a rotatividade de funcionários só existe em empresas incompetentes que tratam pessoas como peças que podem ser repostas continuamente.
Logicamente as empresas inteligentes também lidam com a entrada e saída de colaboradores, mas esta é uma exceção em todos os sentidos, pois a empresa sabe que jamais conseguirá outra pessoa igual para colocar naquele posto.
Mas ainda assim sempre surgirão aqueles que não entenderão como uma empresa inteligente perde seus colaboradores, e então tratarão as saídas da mesma maneira que as empresas medíocres, o que é inviável e injusto, pois a empresa inteligente não se baseia nas peças de reposição, mas na capacidade de contratar um colaborador melhor do que aquele que saiu, com novas ideias, propostas, projetos e oferta de soluções, para que a organização não fique parada no tempo.
Outro fator relevante é a maneira como as empresas inteligentes tratam os treinamentos de seus colaboradores, pois jamais farão com que todos saibam exatamente as mesmas coisas, mas tornam viável que uma parcela de informações seja acessível a todos, pois é parte do negócio e da relação que a empresa mantém com o mercado, demonstrando uma atenção voltada à excelência sem que as pessoas tenham suas habilidades individuais desenvolvidas.
No mesmo instante que isto ocorre é fácil verificar que o ambiente interno destas empresas não possui barreiras para o conhecimento e troca de ideias, o que é altamente favorável ao desenvolvimento de soluções inteligentes, que se aplicam no mundo contemporâneo ou, quando devidamente estudadas e analisadas, são guardadas para o momento em que a empresa, o mercado e o cliente esteja pronto para lidar com o que a empresa oferecerá.
E é isto que acaba por fazer a diferença para as poucas empresas que pensam no mercado global, deixando que a certeza do desenvolvimento de suas soluções é mais forte do que as prisões ancoradas em um passado que não mais funciona hoje, fato que só é compreendido através da capacidade de seu usar a inteligência com sabedoria, algo para o qual são raras as empresas e pessoas que estão devidamente preparadas e capacitadas, comprovando que o que podem oferecer hoje é apenas mais um passo diante das melhorias e desenvolvimentos que virão em breve.