10 de julho de 2013

Visão, administração da excelência e desenvolvimento na diferenciação das soluções para o cliente em Marketing

Usufruir do conhecimento é um benefício que deve ser distribuído a cada uma das áreas que formam as organizações, tendo em vista o desenvolvimento de soluções melhores, conhecendo melhor seus consumidores, e também colaboradores, para que, tanto a empresa quanto o cliente, fiquem satisfeitos e formem uma parceria prolongada.
A habilidade com que as empresas administram o conhecimento, distribuindo suas informações relevantes às respectivas áreas define como é aproveitado o desenvolvimento contínuo de produtos, serviços e soluções.
Obviamente é preciso que a empresa, antes de tudo, possua uma cultura organizacional baseada na diferenciação de toda a sua produção, incluindo-se aqui principalmente o uso do conhecimento, a habilidade de aproveitar cada treinamento para obter mais fontes de inovação e permitir que o diálogo interno seja estendido até o cliente.
Desta maneira a empresa passa a um estágio em que se torna parte do organismo que define o mercado, colocando o desenvolvimento como parte natural da cultura organizacional e fazer valer o investimento em diferenciação.
Também é necessário que a empresa deixe de tratar seus concorrentes como inimigos a serem excluídos do mercado, e esta é uma ação que só é alcançada por empresas inteligentes que sabem que seus adversários acabam por arrebatar os clientes indesejados pela sua organização e também influenciar o desenvolvimento dos produtos e serviços.
Mas também é possível encontrar o oposto, onde empresas medíocres desejam sempre exterminar a concorrência, sem levar em conta que assim perderão seu potencial de desenvolvimento, pois ao se tornarem monopolistas não precisarão mais de pessoas inteligentes, mas de peças de reposição que são contratadas através de perfis estabelecidos apenas para evitar que haja alguma distorção nesta etapa do processo.
É evidente que muitas pessoas podem achar que uma única empresa pode atender a todos os consumidores do planeta, e isto ocorre porque a mediocridade domina suas mentes e faz achar que nada precisa ser desenvolvido, que o cliente é um inimigo que deve ser derrotado e não pode escolher, deixando mais claro que a organização por si só é totalmente descartável e serve como referência daquilo que não se deve fazer.
Enquanto isso ocorre as empresas inteligentes trabalham para merecer o reconhecimento, bem como fazem de seus resultados positivos a referência para a manutenção da excelência e abrem caminho para a melhoria contínua em todas as áreas, trazendo sempre novos conhecimentos para seus colaboradores através dos treinamentos e criando um desenvolvimento baseado em uma espiral crescente.
Além do posicionamento diferenciado as empresas inteligentes eliminam de seus ambientes a cultura da mesmice que inunda as demais, preferindo buscar em referências diferentes novos usos e aplicações para o conhecimento que possuem e buscam continuamente, criando em seus estudos e pesquisas o motor que faz a organização andar para a frente sem perder a base de sustentação da excelência construída anteriormente e que dá ao cliente produtos ou serviços cada vez melhores.
Então o usufruir das habilidades individuais dos colaboradores também entra em um nível diferenciado, fazendo as devidas conexões para que um projeto se aproxime ao máximo da perfeição em um tempo reduzido, sem abrir mão da qualidade e da excelência, criando indicadores que apontam como todas as áreas passam a convergir para o foco organizacional a partir de seus focos individuais, eliminando o máximo de arestas e satisfazendo consumidores.
Só que esta conexão das áreas pode ser difícil de ser alcançada quando os colaboradores não são incentivados a pensar, e este é o ponto que diferencia as empresas inteligentes das medíocres, pois as primeiras deixam que as pessoas adentrem seus ambientes, enquanto que na segunda há somente a reposição de peças.
Por este motivo muitas empresas acabam achando que a rotatividade dos colaboradores é algo comum, e por isso definem aquelas pessoas como funcionários, pois para a empresa elas apenas funcionam, do mesmo jeito que as máquinas usadas para produzir, deixando o mercado infestado por um ciclo vicioso que não leva a lugar algum e prejudica o desenvolvimento do mercado como um todo, mesmo que muitos não percebam, pois se existem mais empresas atuando em um setor ou segmento é preciso que se diferenciem para atrair e manter clientes, senão o consumidor não vê razão para mudar já que na outra empresa encontrará o que já tem.