25 de agosto de 2013

Comunicação e integração entre as áreas no desenvolvimento inteligente de produtos e serviços em Marketing

A comunicação interna, e com os clientes, está cada vez mais dinâmica, possibilitando às empresas inteligentes novas oportunidades para que o relacionamento seja cada vez melhor, indo ao encontro de ideias e soluções que corroborem o desenvolvimento e façam com que a empresa, seus colaboradores e consumidores encontrem a satisfação e sejam agraciados com as inovações.
Para muitas empresas a comunicação interna é vista como mera troca de dados ou informações que não saem dos trilhos impostos, deixando toda a criatividade fora de suas discussões diárias e perdendo as chances de inovar em cada solução já existente, estudada neste momento ou que ainda se encontra em fase de desenvolvimento da ideia em si.
Isto revela um viés que domina a maioria das empresas, criando burocracias excessivas e desnecessárias, abortando toda e qualquer ideia diferenciada, além de impedir que seus colaboradores possam encontrar novas soluções para o desenvolvimento de um produto ou serviço já disponível ou em desenvolvimento.
Outro fator interessante é que estas mesmas empresas não conseguem se comunicar adequadamente em todos os níveis, como se cada pessoa falasse um idioma diferente e não houvesse possibilidade de compreender o que o outro diz por não existir um intérprete sequer, ainda mais quando todos estão presos de mais em satisfazer seus egos ao invés de pensar.
Neste modelo de empresas também é possível encontrar conceitos distorcidos, e quando o assunto é a tecnologia utilizada para se produzir, comunicar, aprender ou ensinar o cenário piora, pois as pessoas que devem pensar acabam achando que o acesso a determinada tecnologia já coloca a empresa em um nível mais elevado, mas não conseguem se ater ao detalhe de que seus colaboradores precisam ter ciência do funcionamento e das possibilidades de uso ou aplicação destas tecnologias novas.
Isso também demonstra o quanto as pessoas ficam presas às falácias e não notam que o aprendizado é fundamental em todos os níveis, a não ser que a sua empresa prefira ficar eternamente na mediocridade, se é que evoluirá até este nível, partindo de suposições sem fundamento que o acesso já é suficiente para que as ideias surjam aos milhares em poucos instantes.
Esta visão míope também é fruto daqueles que acham que as ideias surgem do nada, outra impossibilidade que infecta inúmeros ambientes e são repassadas para outras gerações continuamente, mas apenas são absorvidas por aqueles que são incapazes de pensar e ficam o tempo todo dependendo de ordens ou instruções para funcionar, especialmente quando se colocam na figura de um funcionário.
Deste modo as empresas inteligentes, que contam com colaboradores inteligentes, acabam tomando decisões que passam por treinamentos direcionados e fazem com que as diversas tecnologias sejam utilizadas como ferramentas para se reconhecer oportunidades de mercado, além de captar novos dados que serão transformados em informações e até permitir que seus colaboradores possam trabalhar de maneira integrada sem a necessidade de reuniões em excesso ou que são apenas encontros para não se decidir nada, algo bem comum dentro das empresas que diariamente enganam seus clientes sem o menor pudor.
Também é necessário que as empresas não se deixem levar pelo fato de possuírem as mais recentes tecnologias à sua disposição como única premissa para manter suas atividades, pois de nada adianta contar com softwares avançados se o seu colaborador não sabe o que fazer com eles, tampouco é eficaz ter um maquinário muito avançado se as pessoas não conseguirão fazer o que devem por não ter a capacidade de lidar com as ferramentas.
Outro ponto que fica mais evidente é a incapacidade dos colaboradores em ter conhecimento, pois o mercado se transformou em uma fornecedora de pessoas adestradas em larga escala, sem precisar pensar, e é isto que faz com que os produtos e serviços estejam cada vez mais iguais, assim como a comunicação se tornou maçante e totalmente sem sentido na maioria dos casos, pois o colaborador com quem você mantém contato não te entende e também não se esforça para fazê-lo, já que a única ordem que ele sabe o significado é vender qualquer coisa, especialmente aquela que o consumidor não quer.
E este modelo contamina cada vez mais o mercado, fazendo com que os clientes mudem constantemente de empresas e busquem serem compreendidos, ponto que novamente é associado à tecnologia pelas empresas que acham que estão fazendo comunicação, só que na verdade são apenas produtoras e reprodutoras de spam em larga escala, pois não ouvem seus clientes e não sabem sequer se eles estão naqueles canais de comunicação utilizados.
Empresas inteligentes só são capazes de se comunicar com seus clientes quando internamente todos os seus colaboradores conseguem dialogar, gerando ideias e soluções praticáveis, estudando e pesquisando as viabilidades e recebendo os devidos treinamentos que geram um desenvolvimento pessoal e profissional, longe dos adestramentos e da incapacidade de complementar as ideias uns dos outros.