16 de setembro de 2013

A visão estratégica de Marketing aliada ao conhecimento na construção do planejamento

Ter planejamento não é seguir preso aos trilhos, mas conhecer o território em que se atua ao mesmo tempo em que se conhece o potencial da empresa atender ou não às expectativas criadas no desenvolvimento de seus produtos e serviços.
Planejar não é criar prisões, mas muitas pessoas acham que o conhecimento é fútil e descartável de forma integral, deixando evidente que os produtos e serviços que elas produzem são feitos de qualquer jeito, com qualquer material, para qualquer cliente etc..
Mas isto não pode ser bem-vindo nas empresas inteligentes, deixando claro que todo conhecimento pode ser aplicado em algum lugar, mas que traz uma responsabilidade muito maior quando o mercado é conhecido e a empresa sabe o que fazer.
Além disso é necessário que seus colaboradores também estejam preparados para lidar com as responsabilidades individuais que se conectam e formam a empresa, buscando sempre oferecer uma solução ao invés de buscar um culpado, o que jamais é visto nas empresas medíocres que deixam os consumidores cada vez mais insatisfeitos.
Por esta razão existe a necessidade de uma empresa estar bem preparada e também investir continuamente para que cada um de seus colaboradores esteja muito bem preparado através de seus treinamentos elaborados com inteligência e autoconhecimento organizacional.
Logicamente esta ação é fruto da visão de mercado que vai além do que é feito hoje sem se perder a referência da contemporaneidade, um ato que torna as responsabilidades mais perceptíveis e reduz os equívocos, pois mais pessoas se encontram envolvidas nos projetos, propostas, inovações e soluções a se desenvolver.
E desta forma a empresa consegue criar uma cultura organizacional que se baseia na distribuição e uso do conhecimento, na aplicação das informações nos lugares em que serão bem utilizadas, ao mesmo tempo em que os estudos e pesquisas são desenvolvidos para que inúmeros benefícios sejam obtidos, principalmente se alcançarem os colaboradores, seus clientes, fornecedores, distribuidores e cada uma das áreas que se fundem na empresa reconhecida pelos consumidores ou concorrentes.
Só que mesmo assim é vital que a empresa saiba que o planejamento não é um limitador organizacional, mas um veículo que traz novas oportunidades de se melhorar o que já é feito, além de abrir espaço para que o autoconhecimento seja conduzido à melhoria contínua focada na inovação.
Mesmo assim existem as ações habituais das empresas que devem ser bem estruturadas para não se perder as oportunidades de mercado ao estarem atreladas aos modelos mecânicos repetitivos, deixando que as tarefas e atividades convivam equilibradamente com processos que funcionam corretamente e ao mesmo tempo se aliam com o desenvolvimento inovador que traz para dentro do ambiente organizacional a renovação de informações e conhecimentos.
Na verdade é o equilíbrio que permite que uma empresa se desenvolva, cumprindo seu papel ao aproveitar cada oportunidade encontrada, deixando que as inovações passem por estudos e pesquisas para avaliar suas viabilidades e também deixem que seus colaboradores tenham a chance de criar, gerando ideias ou soluções que vão encantar seus clientes e fazer com que a oportunidade deixada pelo relacionamento renda novos frutos futuramente.