30 de setembro de 2013

Criação e desenvolvimento de soluções com a integração das áreas nas empresas inteligentes em Marketing

O compartilhamento de ideias, ou informações, dentro de uma empresa deve ser uma constante, para que todos os colaboradores possam reduzir os pontos fracos da soluções e fazer com que seus pontos fortes fiquem muito mais evidentes e possam atrair a atenção dos clientes, antes que o seu concorrente o faça.
Muitas empresas deixam de conversar internamente por evitarem ao máximo o contato entre as pessoas e suas respectivas áreas, fazendo com que a organização seja apenas um amontoado de pessoas, maquinários e departamentos completamente irrelevantes para o desenvolvimento de uma solução inteligente.
Isto se deve à falta de compromisso das pessoas com suas respectivas responsabilidades, criando-se um ambiente em que o que você deixa de fazer é sempre culpa do outro, pois é muito mais fácil do que trabalhar.
Além disso é necessário observar que uma empresa só será irrelevante se o mercado à sua volta também o for, e isto ocorre em inúmeras situações, ainda mais quando os colaboradores não possuem conhecimento suficiente para entender uns aos outros, quem dirá entender o que o cliente deseja.
Desta forma o atendimento ao consumidor é completamente esdrúxulo e sofrível, incompatível com a atualidade, revelando que neste mercado a competitividade não é sobre quem faz o melhor produto ou serviço, mas sobre quem oferece os piores produtos ou serviços ao menor preço.
Com esta condição é fácil compreender os motivos pelos quais inúmeras empresas ficam copiando seus concorrentes indiscriminadamente, do mesmo modo com que o desenvolvimento é sempre deixado para depois, já que o motivo principal da existência da empresa é tirar o máximo de dinheiro que puder dos consumidores no único contato que terão com eles.
Mas o mercado global sempre mostra exemplos positivos, onde as áreas estão conectadas umas às outras para criar, de forma inteligente, produtos e serviços que se alinham com os desejos dos consumidores, já que as empresas competentes não se baseiam na ilusão de que podem atender a todos os clientes do planeta.
E com este posicionamento diferenciado as empresas inteligentes também conseguem ter em seus ambientes os melhores colaboradores, facilitando a produção de soluções cada vez mais interessantes para o consumidor, principalmente porque elas pertencem à contemporaneidade em que a empresa se encontra.
Então fica evidente que as melhores empresas incentivam o compartilhamento de ideias entre seus colaboradores, pois todos conseguem desenvolver conceitos, soluções e propostas de maneira muito mais maduras e aplicáveis, do mesmo modo com que deixam que as oportunidades sejam encontradas ao tomarem à frente nos estudos e pesquisas de mercado junto aos seus clientes.
Empresas que trabalham de forma integrada conseguem aproveitar as melhores oportunidades de mercado, pois estão atentas e não se dividem internamente para competir, gerando sempre soluções que vão ao encontro dos desejos dos seus clientes.