5 de setembro de 2013

Marketing na conexão das áreas, compartilhamento de conhecimentos e criação de produtos e serviços

Ideias conectam conhecimentos diversificados, alinhando-os sob a ótica da criação de soluções inteligentes que chegam aos consumidores do jeito certo, no tempo certo e da maneira certa, principalmente se a empresa faz por merecer toda a sua base de clientes, deixando que o relacionamento não se transforme em um acontecimento pontual, mas seja tratado como o laço que permite à organização evoluir e oferecer suas soluções na forma de produtos e serviços.
Diariamente milhares de ideias são descartadas pela falta de conhecimento de pessoas que vivem escondidas sob seus achismos infundados, revelando a incapacidade de lidar com a inovação e ampliação do conhecimento.
Este tipo de ação também criou raízes profundas em certos mercados, locais em que primeiro se refuta uma sugestão sem saber ao certo o que é, criando barreiras burocráticas desnecessárias e desprezando os conhecimentos alheios.
Com este comportamento as empresas ficam cada vez mais defasadas, perdem o tempo de mercado e então ficam à mercê dos concorrentes preparados, que investem em ideias geradas por seus colaboradores e permitem que as áreas troquem conhecimentos continuamente, tornando-se relevantes para seus clientes e mercado.
Outro ponto interessante é a falta de visão da maioria dos que se dizem gestores, e que no fundo não conseguem gerenciar a própria vida, tampouco uma empresa, mas que seguem sustentados em seus cargos por meio da corrupção plena.
Por isso é difícil encontrar muitas empresas inteligentes em certos mercados, já que a primeira ação é enganar o outro, e este outro é o colaborador ao lado ou cliente, evidenciando a prática maléfica dos ciclos viciosos que colocam alguns mercados em um abismo sem fundo.
Além disso o cliente acaba insatisfeito com aquilo que encontra na maioria dos casos, já que as empresas preferem seguir o padrão negativo que faz das pessoas reféns de ciclos sem qualquer pretensão de evolução.
Da mesma forma é preciso que as empresas já nasçam relevantes ao mercado no qual se inserem, ponto que dificilmente é conseguido sem planejamento, organização, estudos e pesquisas de mercado e, principalmente, aplicação de conhecimentos que integram todas as áreas e dão aos colaboradores a oportunidade de gerar ideias e soluções altamente efetivas.