6 de setembro de 2013

Marketing na integração das inovações com as experiências do consumidor junto aos produtos e serviços ofertados

Inovações devem proporcionar as melhores experiências aos consumidores, mas para que isto seja uma realidade não é necessário que estas inovações sejam exclusivamente visíveis, criando uma oportunidade para que o cliente seja surpreendido positivamente e fique mais satisfeito com a aquisição do produto ou serviço.
Toda inovação traz experiências interessantes para o cliente e a empresa, deixando uma porta aberta para que numa próxima oportunidade os dois voltem a se encontrar, promovendo o relacionamento entre ambos os lados e deixando que o conhecimento seja usufruído da melhor maneira possível no ambiente interno das organizações.
Mas também é preciso que a empresa tenha a capacidade de se integrar ao mercado contemporâneo sem apagar sua história, analisando corretamente as viabilidades de cada uma das ideias que surgem e que encontram a oportunidade ideal para sua produção.
Isso requer um nível de conhecimento com o qual poucas empresas estão habituadas a lidar, refutando os achismos e deixando que a excelência seja o menor nível a ser oferecido ao mercado, seus colaboradores e a seus clientes.
Do mesmo modo é evidente a integração interna que deve gerar o desenvolvimento das ideias, tendo na percepção mais apurada dos colaboradores um caminho interessante a se trilhar, ainda mais se for colocada junto à percepção do consumidor, compartilhando com os estudos e pesquisas as ações seguintes que se fundamentam no presente.
Mesmo assim muitas empresas ainda pecam no relacionamento, pois internamente são divididas em departamentos e seus funcionários nada mais são do que máquinas que produzem e são replicadas nos mercados que abominam o conhecimento, fruto do ciclo vicioso que tem como premissa criar monopólios para evitar do desenvolvimento de todas as áreas, e que também traz a prática de se culpar o outro por aquilo que se deixa de fazer.
Neste mesmo mercado é possível encontrar as empresas que são incentivadas a se diferenciar, deixando de ser reféns de práticas prejudiciais ao desenvolvimento e dando aos seus colaboradores as melhores condições para pensar, criar e tornar suas soluções altamente aplicáveis na empresa e no mercado.
Isso também é traduzido na maneira como os treinamentos dos colaboradores são elaborados, pois a maioria das empresas não os treina para o relacionamento com o consumidor, pois é muito mais fácil culpar o concorrente por ter atraído seus clientes do que entender o que o consumidor deseja.
E os treinamentos inteligentes só serão realidade quando a empresa compreende que não pode sustentar suas atividades exclusivamente nas vendas, pois sem um relacionamento interessante para o consumidor os produtos e serviços viram detalhes sem atrativo algum diante dos concorrentes inteligentes que sabem dialogar com o consumidor e transformar estas informações em produtos e serviços que proporcionam as melhores experiências para seus clientes.