9 de setembro de 2013

Marketing na percepção das oportunidades de mercado com foco na satisfação de clientes

Empresas que possuem vendedores são raras, pois na maior parte das organizações existe o ciclo vicioso de se empurrar ao consumidor o produto ou serviço que ele não deseja, criando-se uma gama infindável de ações que têm como foco enganar as pessoas, revelando-se assim um dos fatores que mais geram a insatisfação de clientes e os fazem procurar outra empresa.
Nas empresas medíocres há o incentivo para que o consumidor fique insatisfeito o mais rapidamente possível, entregando-lhes produtos e serviços não desejados, que são empurrados de qualquer forma, ainda mais quando os treinamentos para tal prática são chamados de técnicas de vendas e nada tem a ver com a venda em si, mas com o puro interesse da empresa em enganar o máximo de consumidores no menor tempo possível.
Isto ocorre porque o mercado também é alvo da mediocridade e não tem na competitividade das empresas o grande incentivo para a diferenciação, melhoria contínua e inovação, ancorando-se em práticas que, posteriormente, serão tratadas como parte do negócio, quando não o são.
Este tipo de comportamento é fruto da incapacidade do mercado, envolvendo diretamente as pessoas, a sociedade e suas empresas, que ficam à mercê de práticas onde somente os monopólios e oligopólios são bem vistos e incentivados de tal forma que uma empresa que seja diferente não consegue se manter em atividades.
Desta maneira é evidente que as pessoas contratadas pelas empresas não passam de funcionários por somente funcionar seguindo os processos de produção, sem criar, inovar ou sequer pensar, deixando um terreno amplo e disponível para que a mediocridade se instale e vire a referência que faz com que todo mercado se veja aprisionado às práticas prejudiciais a todos.
Mas mesmo assim uma minoria muito seleta, e que incrivelmente está nestes mercados medíocres, ainda resiste e traz para seu ambiente os melhores colaboradores, que pensam, possuem experiências que são aplicadas em suas propostas, ideias, sugestões e soluções para que o consumidor seja atendido em seus desejos, que são conhecidos através do relacionamento, estudos e pesquisas de mercado efetuados para ampliar a parceria entre os dois lados.
Com esta prática diferenciada as empresas já podem tomar conhecimento da vanguarda de mercado que terão ao conhecer muito bem seu público-alvo, segmentando o mercado de forma inteligente e não se deixando levar pela prática do produzir qualquer coisa para qualquer cliente com qualquer recurso e sem o interesse do consumidor que é muito comum nos mercados praticantes do sistema escravista que impede que as empresas se desenvolvam.
Então as empresas que se diferenciam passam a contar com vantagens competitivas que somente os clientes inteligentes percebem, dando a cada uma das experiências a oportunidade para que o relacionamento se estenda e aprofunde, assim como um novo contato se torna viável e interessante para ambos os lados.
Além disso é fato que o consumidor insatisfeito procurará um concorrente o mais rapidamente possível nos mercados inteligentes e desenvolvidos, criando assim a necessidade de que cada empresa se desenvolva continuamente e não produza apenas por produzir, especialmente por que as empresas destes mercados sabem quais são suas razões para existir, ponto muito distante das empresas que são controladas exclusivamente pela produção.
Também é necessário observar que nos mercados medíocres existe a banalização do atendimento ao consumidor, um dos fatores que gera a insatisfação que denigre a imagem da empresa e inviabiliza a manutenção do relacionamento com o cliente, mas que ainda assim é seguido cegamente pelas organizações que não se livram dos modelos escravistas em que elas próprias se encontram ao deixarem que tudo o que as envolva fique sempre na média.
Enquanto isso acontece, as empresas nos mercados desenvolvidos e inteligentes continuam a obter as vantagens competitivas sem muito esforço, pois uma concorrência que não consegue se desenvolver não fará com que as empresas de melhor nível tenham que se aprimorar com maior velocidade, o que é prejudicial para estes mercados que interagem com os demais mercados globais.
Por estes motivos é preciso que as empresas tenham um planejamento para o próprio desenvolvimento, mesmo que não existam concorrentes à altura e que elas já estejam muitos níveis acima das demais, para que seus produtos e serviços locais ganhem projeção regional, continental e global como as empresas inteligentes o fazem ao tomar para si o conhecimento de que todas as oportunidades são válidas se a empresa e o consumidor caminham lado a lado.