24 de setembro de 2013

Marketing no estudo e conhecimento da cultura local e sua influência no relacionamento das empresas com os clientes

Se o seu colaborador não consegue compreender uma simples instrução é certo que o seu relacionamento com o consumidor será afetado negativamente, ainda mais quando do outro lado as dúvidas se sobrepõe às respostas inerentes do produto ou serviço ofertado, criando um cenário em que o esforço para se manter um cliente é hercúleo e traz pouco resultado efetivo, entregando para os concorrentes inteligentes e capazes a oportunidade de satisfazer mais um cliente.
Em um cenário competitivo não é interessante contar com colaboradores despreparados, e isto não se refere aos treinamentos efetuados pelas empresas, mas recai sobre um nível de cultura em que a simples compreensão de um idioma afeta todo o relacionamento com o consumidor, ainda mais quando uma cultura local se vale do processo de se ludibriar o outro para obter vantagens desleais.
Incrivelmente existem mercados que são dominados pelas práticas ilícitas, o que os tornam menos aptos a concorrer com as demais organizações em âmbito global, revelando também um nível muito aquém do mínimo que se espera na produção e oferta de produtos e serviços, alcançando patamares assustadores quando o compromisso dos colaboradores não é com o próprio trabalho, mas com interesse obscuros e que visam sempre derrubar o gestor de qualquer maneira.
Estes acontecimentos podem parecer frutos de histórias fantasiosas, mas são mais comuns do que se pode imaginar, principalmente quando o colaborador não possui o menor interesse em trabalhar, prejudicando a empresa e o consumidor de forma proposital, mesmo que ainda existam aqueles que não querem enxergar a verdade e ainda os defendem, perpetuando a desqualificação do conhecimento e seu uso em detrimento à melhoria contínua efetiva.
Além disso é possível ainda encontrar empresas que pensam e fazem bom uso do conhecimento, sem impedir que seus colaboradores sejam criativos, incentivando-os a melhorar, desenvolvendo-se através de treinamentos altamente direcionados e que se encaixam perfeitamente com cada um dos colaboradores, aliando-se a estes treinamentos individualizados os mais generalizados, que envolvem a organização como um todo e impedem que as áreas trabalhem de maneira desordenada ou não saibam quais são os resultados daquilo que cada uma delas produz e que ao final deste procedimento geram os produtos e serviços.
Então fica mais evidente que uma organização reconhecida e utilizada como exemplo é fruto de um trabalho que visa usufruir dos mais variados conhecimentos de seus colaboradores, criando produtos e serviços que serão entregues ao público-alvo e que, no momento de um atendimento, ainda terão uma oportunidade para dialogar com uma pessoa consciente de suas ações e que não tem como premissa prejudicar o cliente.
Mas para alcançar este nível é necessário que a cultura local não seja deturpada por malabarismos que colocam os atos ilícitos como o modelo a ser seguido, pois nenhum mercado inteligente se deixará envolver por práticas que são verdadeiros crimes, extirpando de imediato todo procedimento e até empresa que se coloca contra os valores locais.
Também fica óbvio que a globalização só é favorável àqueles que pensam e contam com colaboradores humanos, algo que parece natural mas não o é, pois as organizações medíocres estão repletas de seres que mais se assemelham a peças ou máquinas que podem ser trocadas do que a pessoas conscientes, fruto de um trabalho grandioso para adestrá-las continuamente e que é facilitado quando a cultura local já é composta por ações que impedem que as pessoas tenham acesso ao conhecimento de verdade, partindo para práticas em que as personalidades das pessoas são excluídas e tudo se torna comum.
E aí fica muito mais claro o motivo pelo qual muitas empresas não conseguem competir em nível global, pois os colaboradores, bem como a maioria das pessoas daquela região específica, usam cabrestos e dificilmente querem se ver livres deles, e por isso atendem a um cliente de qualquer maneira, sem lhe dar atenção ou ao menos ter consciência de que do outro lado se encontra um ser humano.
Por estas razões é que poucas empresas globais se destacam de forma tão evidente, viram referência apenas para quem busca aprender, fazendo com que seus colaboradores, já conscientes, possam se desenvolver, aprender e aplicar seus conhecimentos na construção de produtos e serviços que deem aos clientes novas experiências únicas e que abrem as oportunidades para um novo contato.
Mas não é só isso que ocorre com estas empresas, elas também conciliam um ambiente interno propício ao desenvolvimento de cada habilidade individual de cada um de seus colaboradores, pois este investimento traz um retorno sobre a criatividade, a produção de soluções e também acarreta a oportunidade de que o retorno financeiro permita que a empresa continue suas atividades com excelência.