15 de outubro de 2013

A compreensão, aprendizado e aproveitamento das oportunidades de mercado para a melhoria contínua das organizações em Marketing

Uma gestão descerebrada faz com que toda a organização se perca em meio às oportunidades disponíveis no mercado global, alcançando um ponto em que nem mesmo as oportunidades locais serão bem recebidas ou serão completamente refutadas por não se encaixarem no suposto perfil mais elevado da organização, comprovando que todas as ações desta empresa não fazem o menor sentido e abrem espaço para que um concorrente, minimamente inteligente, saia na frente ao compreender uma oportunidade e se colocar na posição de provedora de uma solução.
Em alguns mercados a mediocridade é a regra de medida, pois quase todas as empresas tomam suas decisões pela média, abrindo mão de assumir suas responsabilidades e produzir algo que encante o consumidor.
Isto chega a ser encarado como natural, já que a exigência dos clientes é rebaixada artificialmente, colocando-se uma oferta irrelevante como o supra sumo de tudo aquilo que o mercado pode produzir.
Desta maneira as empresas medíocres vão abolindo o desenvolvimento de seus ambientes, eliminam todo e qualquer discurso que contenha uma proposta de melhoria e até criam moldes nos quais os seres humanos devem se encaixar perfeitamente, tornando-se especialistas em coisificar pessoas e transformar o mercado em uma prateleira onde sempre há mais do mesmo.
Mas do outro lado estão as poucas empresas que diariamente descobrem novas maneiras para se desenvolver, que não tentam reinventar a roda mas encontram novas aplicações para os conhecimentos já existentes em seus ambientes, aproveitando-se da criatividade individual de cada colaborador para oferecer ao cliente um relacionamento exemplar e que vira referência na vida das pessoas, que passam então a valorizar toda a experiência proporcionada pelas empresas inteligentes que vão além do óbvio.
Da mesma maneira é previsível que algumas pessoas ainda irão relutar em constatar que a maioria das empresas não passa de mera cópia descartável de uma organização que já não é relevante para o mercado, reproduzindo eternamente as mesmas ações, coisificando as pessoas e se enchendo de ilusões que não lhes mostram novas formas para se atuar no mercado, pois a gestão está ancorada em um passado insalubre e todas as ações são tratadas como achismos sem fundamentação real.
Além disso é preciso que a percepção das ações de uma empresa vá além do presente, e isto faz com que a empresa tenha que trabalhar para manter suas atividades no dia de hoje sem se esquecer de que amanhã terá que fazer melhor, pois o mercado, seus concorrentes e, principalmente, seus clientes assim o esperam.
Então o comportamento das empresas diante da necessidade transformada em oportunidade de desenvolvimento passa a mover as ideias para um nível vanguardista que poucos concorrentes terão condição de competir, ainda mais se a sua empresa souber atender seus clientes com uma atenção que não se apega exclusivamente às vendas, criando a oportunidade de um relacionamento que não se limite ao hoje ou fique apenas nos sonhos de existir no dia de amanhã.