2 de outubro de 2013

A comunicação e a interdependência das áreas com foco na oferta de soluções em Marketing

Todas as empresas inteligentes contam com áreas interligadas sob o mesmo foco, criando soluções muito mais interessantes para seus clientes e promovendo a distribuição das informações com a finalidade de oferecer a seus colaboradores as melhores condições para analisar e validar suas propostas e projetos.
A comunicação interna de todas as áreas e seus respectivos colaboradores deve ser tratada como um dos fundamentos da cultura organizacional, mas em muitos casos acaba submetida às aprovações ilógicas e totalmente comprometidas com a manutenção de um estágio paralisado e repetitivo dentro das empresas.
E com a ação proibitória é possível entender como muitas empresas se transformam em estruturas voltadas apenas aos processos, sem inteligência e capacidade de se diferenciar, prendendo-se às repetições que as tornam cada vez mais obsoletas e ancoradas num passado que já não faz mais sentido na atualidade.
Isto também faz com que o outro lado seja observado com atenção, pois as empresas podem contar com estruturas que contenham processos, mas não devem ser apenas mais um processo que se utiliza de peças e componentes para se manter intactas.
Então a inteligência dentro da estrutura organizacional fará com que os processos se conectem aos pensamentos, gerando ideias melhores e também trazendo um novo campo para os estudos e pesquisas que se transformarão em produtos e serviços.
Mas somente esta ação não fará tudo surgir ou funcionar de repente, é necessário que os colaboradores tenham consciência de que todas as suas ações estão interligadas com as dos demais, pois os resultados obtidos são de responsabilidade de todos, sejam eles negativos ou positivos.
Também é inevitável que dentro das empresas ainda existam aqueles que não conseguem compreender como as suas atividades individuais interferem no que é produzido pelas outras pessoas, e isto faz com que o relacionamento interno se transforme num jogo de empurra-empurra, enquanto que as organizações inteligentes estão aproveitando para mostrar aos seus colaboradores que cada atividade é parte de algo maior e que tem como um de seus objetivos satisfazer aos desejos dos consumidores que a empresa atende.
Logicamente é necessário que as pessoas dentro das empresas desfrutem de um conhecimento amplo e que sirva como um motor que gera soluções, conectando dados para que virem informações e unindo as mais variadas informações em um conhecimento que abre espaço para se criar uma solução que fará com que o cliente fique satisfeito, mesmo quando esta mesma solução é aplicável exclusivamente no ambiente interno da empresa.
A interdependência das áreas favorece o desenvolvimento de ideias muito mais relevantes e interessantes para o mercado e seus clientes, principalmente quando todas as pessoas compreendem que a cultura organizacional não é um divisor interno, mas o primeiro passo para que cada ideia seja estudada e analisada da forma mais profunda, abrindo a oportunidade para que a empresa esteja na vanguarda do mercado.