13 de outubro de 2013

A conexão das empresas com o relacionamento com o consumidor e o desenvolvimento de produtos e serviços em Marketing

A profundidade com que uma empresa se relaciona consigo mesma determina a dimensão de suas ações, delimitando a criatividade dentro de um nível de conhecimento do comportamento do consumidor ou então deixando-a aquém da concorrência, principalmente quando a estrutura organizacional é baseada exclusivamente na mera produção sem a conexão com o mercado e seus consumidores.
Uma empresa que não se conhece não consegue se relacionar com seus clientes, deixando que as brigas internas tomem o lugar das soluções, reduzindo as chances de êxito nas ações que deveriam desenvolvê-la, mas que no fundo servem apenas de âncora para deixá-las onde estão.
Isto ocorre nas empresas que não buscam o autoconhecimento e desdenham dos estudos e pesquisas que podem lhes fornecer inúmeras oportunidades para se desenvolver, criando soluções para seus clientes antes do concorrente e sempre alinhando seus produtos e serviços em sua contemporaneidade.
Estes passos também devem englobar a diversificação da aplicação dos mais variados conhecimentos em cada uma das áreas, pois todas as áreas são interdependentes de forma visceral, mas como é de praxe as empresas dominadas pela incompetência preferem lidar com departamentos incomunicáveis para manter o status quo medíocre a que se habituaram.
Outro fator interessante é que estas empresas despreparadas criaram um sistema de substituição de peças que são chamadas de funcionários, pois quando deixam de funcionar são trocadas o mais rapidamente por outra que faz as mesmas coisas, do mesmo jeito que sempre foram feitas e sem atrapalhar o funcionamento da empresa.
Mas no lado oposto ficam as empresas que se dedicaram a compreender o consumidor para transformar o conhecimento em produtos e serviços que atenda desejos da forma adequada, criando-se aqui uma conexão entre a empresa e o cliente que amplia o significado do relacionamento com o consumidor e dá a cada organização inteligente a chance de continuar se desenvolvendo.
Ainda assim é necessário que as empresas consigam lidar com as ideias que passam a surgir com a conexão plena de todas as áreas e colaboradores, visando estudar, analisar e confirmar a viabilidade de cada proposta, fato que também conta com a participação dos clientes, especialmente quando seus colaboradores estão dialogando com os consumidores em tempo integral.
Isto também parece criar uma coleta infindável de dados e informações, mas quando a empresa sabe muito bem quem ela é não terá problemas em realizar seus estudos com um foco muito bem estruturado, gerando ao final desta etapa a criação de produtos e serviços cada vez melhores para seus clientes.
Além disso a empresa também consegue trabalhar com processos produtivos cada vez melhores, baseando-se na excelência que sempre está numa crescente ao valorizar a melhoria contínua que a faz diferente e autêntica aos olhos dos consumidores de um mercado.