28 de outubro de 2013

A integração do aprendizado com a diferenciação e a participação inteligente dos colaboradores nas empresas em Marketing

Estruturar uma empresa para que seu crescimento não tenha um impacto negativo é necessário e inteligente, mas muitas empresas preferem seguir no caminho inverso, sem organizar suas ações, deixando que o volume da demanda as atropele implacavelmente e as faça ruir rapidamente, colocando em foco o desleixo com que a empresa foi gerida e como os achismos fundamentaram as escolhas infelizes e catastróficas que deram mais espaço para as organizações que se propuseram a aprender enquanto cresciam.
Aprender é uma tarefa com a qual poucas empresas podem lidar, principalmente quando existem mercados em que desconhecer o próprio idioma é a regra, deixando evidente que as empresas daquela região se tornaram reféns da produção de commodities que atende às organizações que pensam.
Isto também revela que os colaboradores destas localidades despreparadas são adestrados a executar suas tarefas sem saber o motivo pelo qual as fazem, e isso cria um abismo quando uma empresa preparada resolve atuar naquele mercado, pois os clientes terão em suas mãos as informações que permitem gerenciar as comparações entre uma e outra, optando sempre por aquela que lhe oferecer melhores experiências, produtos e serviços.
Também é necessário observar que as empresas inteligentes jamais deixam de aprender, e não o fazem exclusivamente com seus concorrentes diretos, pois sempre existe a oportunidade de se aplicar um conhecimento diferenciado em uma empresa, mesmo que a referência utilizada venha de uma empresa que não possui o mesmo setor de atuação.
Logicamente as empresas que mais aprendem são aquelas que diariamente abrem espaço para que seus colaboradores pensem, criando soluções ao invés de procurar culpados, buscando novos conhecimentos para desenvolver novas propostas e assim por diante, colocando em foco o desenvolvimento individual, de suas respectivas áreas e da organização, tomando para si as responsabilidades ao mesmo tempo em que se relacionam internamente e com os seus consumidores.
Desta forma tudo o que a empresa produz não é reflexo dos modismos que surgem nos mercados, pois a organização consegue estabelecer um relacionamento com o consumidor que vai além das oportunidades pontuais e alcança um nível em que a parceria formada ganha um ciclo de vida muito maior e dá as empresas a chance de serem fieis a seus clientes.
Por outro lado é preciso que as empresas também tenham consciência da expansão de seus territórios de atuação, e a globalização tem impacto direto nesta avaliação, e faz com que as empresas estejam presentes em vários territórios através das informações que seus clientes trocam ao redor do planeta cada vez mais rapidamente.
Mas para que tudo passe a funcionar adequadamente é necessário que a empresa tenha uma cultura organizacional que seja aliada do aprendizado, pois a cada nova lição obtida a organização pode se diferenciar cada vez mais dos concorrentes e satisfazer seus clientes ao entregar-lhes o que é desejado antes que as outras empresas o façam.
Sair na frente dos concorrentes é um passo que exige muito conhecimento e faz com que a empresa conte com colaboradores que pensem e ofereçam novas propostas continuamente, estudando e analisando-as com a finalidade de comprovar ou negar suas viabilidades que levarão a seus clientes as melhores experiências por intermédio de seus produtos e serviços.