8 de outubro de 2013

A inteligência no uso e distribuição de informações para o desenvolvimento organizacional em Marketing

Saber o que fazer com as informações é tão importante quanto possuí-las em um arquivo, mas poucas empresas são competentes o suficiente para disponibilizar a seus colaboradores um conjunto de ações que facilitem o acesso àquilo que é inerente às suas atividades, pois é muito mais fácil impedir que as pessoas sejam criativas do que incentivá-las a trazer novas perspectivas no uso e aplicação do conhecimento que, posteriormente, é transformado em produtos e serviços inteligentes e interessantes para seus clientes.
Diariamente muitas empresas, através de seus colaboradores, apenas movimentam informações de um arquivo para outro, sem saber o que elas representam, como podem ser utilizadas, quais benefícios podem trazer ao que já é produzido etc., tornando toda a estruturação da organização baseada no mero transporte sem importância, como se fossem esteiras cíclicas que apenas são parte do processo.
Desta forma é possível observar que no decorrer do quotidiano as poucas empresas que sabem o que estão fazendo sempre estão aptas a lidar com o conhecimento, sua atualização continuada e inovação quando o assunto é aplicar os resultados de estudos e pesquisas naquilo que produzem, com a intenção de oferecer a seus clientes experiências, produtos e serviços cada vez melhores.
Só que também é necessário que os próprios colaboradores possam ter contato com as informações que são pertinentes ao negócio da empresa, mas também é preciso que alguns filtros sejam inclusos, pois nem todas as informações precisam ser acessíveis, mas uma empresa inteligente tornará o contato dos colaboradores com suas informações muito mais amplo para facilitar a criação de soluções de maneira efetiva.
Outro fator importante é o foco organizacional que determina o acesso àquilo que fará com que as ideias sejam colocadas em primeiro plano, pois cada uma das inúmeras discussões internas gerará novas percepções e aplicações daquilo que já é feito, ainda mais se os seus colaboradores conseguirem entrar em sintonia e criarem produtos e serviços que se adaptem à contemporaneidade do mercado sem perder o vínculo com as experiências que seus clientes desfrutarão.
E com isso a empresa também demonstra que a cultura interna é forte o suficiente para permitir que todos os colaboradores usufruam de suas criatividades individuais e conjuntas, efetuando os devidos estudos e pesquisas sobre cada ideia a fim de encontrar sua viabilidade.
Toda empresa que sabe o que fazer com as informações passa a contar com clientes que participam no desenvolvimento de produtos e serviços ao mesmo tempo em que inovações são estudadas e aplicadas para oferecer experiências que deixam a empresa fazer parte da vida de cada consumidor por mais tempo e antes da concorrência.