24 de outubro de 2013

Atividades e compreensões conectadas para o desenvolvimento contínuo das empresas em Marketing

Compreender como todas as atividades se conectam em uma empresa é o primeiro passo para vislumbrar a excelência que surge quando todas as atividades não são feitas para impedir que a outra área esteja na frente, mas conciliando todo o fluxo que permite às empresas oferecer a seus clientes os melhores produtos e serviços.
Cada uma das atividades de uma empresa têm impacto direto em seus resultados, o que faz desta visão mais uma raridade em meio ao universo medíocre que se estabelece em certos mercados, onde as responsabilidades são tratadas como pertencentes ao outro, o que gera a insatisfação interna e, posteriormente, do seu consumidor.
Mas ao seguir um caminho oposto toda a organização possui a oportunidade de se desenvolver, sem que exista a prática de se jogar a culpa no outro, pois a preocupação das pessoas é oferecer soluções, já que as demais estão mais preocupadas em não fazer nada e responsabilizar quem produz.
Este tipo de comportamento, que na verdade é um vício cultural muito bem localizado, faz com que poucas empresas se desenvolvam, e então os clientes passam a maior parte do tempo procurando produtos e serviços que sejam dignos de sua confiança, e então o mercado local contaminado passa a não mais existir àqueles que possuem inteligência.
Obviamente há um ciclo vicioso que perpetua as piores ações nestes mercados, mas que, incrivelmente, ainda contam com empresas que se responsabilizam ao contar com colaboradores que trabalham, sem gastar tempo com ações descabidas e totalmente desnecessárias, mas que ainda assolam mercados em que o conhecimento é percebido como um crime.
Desta forma estes mercados são dominados por pessoas que não desejam se esforçar, onde é mais fácil prejudicar quem trabalha do que fazer por merecer um reconhecimento, e isto atrapalha o desenvolvimento de tal maneira que as poucas empresas que são compostas por pessoas inteligentes não veem outra saída senão expandir suas atividades para um mercado distante e inteligente.
Por isso é fácil verificar porque muitos mercados não se desenvolvem, pois não é do interesse das pessoas evoluir, tampouco ter que se esforçar para produzir, muito menos ter que assumir a responsabilidade por aquilo que fazem, deixando as empresas, e seus respectivos mercados, à deriva e totalmente estagnados, dependentes de protecionismos ditatoriais e que legalizam a escravidão para que ninguém mais caminhe para frente.
Além destas ocorrências fica mais evidente que o preparo das pessoas para lidar com novas exigências também é amplamente limitado, criando-se uma cultura onde as pessoas são adestradas para não pensar por si próprias, já que correm o risco de evoluir, gerar ideias e oferecer soluções, seja para si ou para outro indivíduo.
E todas as ações que pioram o desenvolvimento são tratadas como soluções mágicas que impedem a diferenciação das pessoas, só que cada ser humano é diferente dos demais, mas em certos mercados eles são tratados como produtos de uma linha reprodutiva que são idênticos e só conseguem fazer o que lhe é ordenado, como se fossem micos amestrados.
Só que as práticas paralisantes não terminam aí, principalmente porque é muito mais fácil gerar um determinado perfil em que as pessoas parecem saídas de um molde e transformadas em peças que não podem apresentar o defeito da individualidade ou personalidade gerando um descarte imediato nos famigerados processos seletivos propostos por aqueles que já se deixaram mecanizar.
Com isso as empresas também passam a se colocar como vítimas da pouca oferta de mão-de-obra especializada, e este cenário piora ao se observar que estas empresas não querem pessoas que pensem, mas contam apenas com a captação de peças de reposição que serão substituídas assim que apresentarem defeito, sendo que o defeito em questão é a personalidade única com a qual as pessoas contam, trazendo consigo suas experiências, habilidades individuais e a oportunidade de propor uma solução para os problemas que são tratados como oportunidades dentro das empresas inteligentes.