17 de novembro de 2013

A administração e integração dos diferentes conhecimentos para o desenvolvimento de soluções inteligentes em Marketing

Nas empresas medíocres existe o chamado conflito de gerações, enquanto que nas empresas inteligentes há o desenvolvimento de soluções, colocando em evidência o uso do conhecimento para gerar um benefício mútuo, local em que a ignorância é deixada de lado ao permitir que o relacionamento entre os colaboradores traga à organização uma visão mais ampla do mercado, quais soluções podem ser ofertadas e como o relacionamento de todas as empresas do mercado global podem auxiliar no desenvolvimento de práticas inteligentes e que aproveitem ao máximo as habilidades individuais de cada colaborador.
Quando a mediocridade infecta uma empresa há o uso de um discurso sobre as diferentes visões dos colaboradores, apoiando-se na suposição de que escolas diferentes geram conhecimentos diferentes, mas ressaltando toda a ignorância sobre o que é o conhecimento, ainda mais quando cada pessoa do planeta possui um conhecimento único e exclusivo, pois cada indivíduo tem experiências que são compreendidas de forma única, mesmo quando ao lado de outras pessoas, mas que nas empresas ignorantes é um ponto de análise refutado antes mesmo de ser sabido.
Isto revela um vício incrustado nas empresas medíocres que se espalha pelo mercado como um vírus de fácil transmissão, ainda mais quando existem deturpações de conceitos e uma excessiva busca por se resumir tudo a poucas palavras com um contexto completamente enviesado e que aflora a mediocridade daqueles que nada sabem.
E com este tipo de visão totalmente desvinculada da realidade muitas empresas deixam de se desenvolver para criar guerras internas inúteis e que ocasionam a autodestruição organizacional, começando pelos famigerados processos seletivos em que estas empresas buscam sempre mais do mesmo por medo de inovar, achando que todas as organizações do planeta devem seguir um roteiro em suas contratações e que criar uma nova forma de se avaliar é ilegal, proibitivo e uma afronta àquilo que os medíocres pregam.
Desta forma quem perde é o mercado localizado que não se desenvolve e passa a sofrer com as ações das regiões inteligentes que promovem o desenvolvimento e tornam as decisões organizacionais pertencentes a cada uma das empresas que ali exercem suas atividades e que, posteriormente, também estarão presentes em outras regiões, como já acontece há muito, mas com uma velocidade maior na atualidade.
Mas não é só isto que acaba dizimando empresas e mercados medíocres, pois um dos fatores que faz com que certos mercados sejam implodidos é a incapacidade em lidar com o conhecimento e permitir que ele seja renovado continuamente, sem incentivar disputas que não leva a lugar algum e que são comuns nas empresas irrelevantes que sempre culpam seus concorrentes por seus fracassos, já que é mais fácil encontrar um bode expiatório do que trabalhar de verdade e fazer por merecer o reconhecimento que seus concorrentes recebem ao atender aos desejos de seus clientes.
E enquanto muitas empresas ficam brigando internamente as organizações inteligentes trabalham, buscam desenvolver novas soluções e não restringem o conhecimento a esta ou aquela área, pois se todos os colaboradores trabalham em conjunto as soluções se apresentam mais completas e sem as visões equivocadas de uma ou outra área que busca destruir as demais ao invés de contribuir para o êxito da empresa, que tem como consequência o reconhecimento dos clientes e o estabelecimento e manutenção de um relacionamento duradouro que traz novas oportunidades às organizações inteligentes.
Empresas abertas ao desenvolvimento conseguem delimitar suas ações sem limitar o desenvolvimento de soluções, criando um relacionamento interno que se expande até o consumidor e faz com que cada um de seus produtos ou serviços passe a fazer parte da vida dos seus clientes e abra aos colaboradores a chance de inovar e trocar conhecimentos com todos os demais, independentemente da área em que atuem.