6 de novembro de 2013

Marketing na administração da conectividade das informações e o desenvolvimento contínuo de soluções

A quantidade de informações que conectam as áreas de uma empresa determina o êxito na idealização e construção dos produtos e serviços que serão ofertados no mercado, exigindo que o máximo de canais de comunicação esteja devidamente direcionado a contribuir com a sinergia das áreas, bem como no aperfeiçoamento de cada uma das ideias que surgem.
Informações sempre terão conexões com todas as áreas de uma empresa inteligente, potencializando a criatividade dos colaboradores e abrindo novos caminhos para o uso e aplicação de conceitos já absorvidos pelas culturas individualizadas ou então na abertura necessária para que exista a entrada de novas oportunidades em seus ambientes por meio daquilo que ainda não é conhecido profundamente pela organização.
Isto também requer que as empresas saibam equilibrar o desenvolvimento e manutenção de suas ações, para que exista coerência naquilo que é feito e no que virá pela frente, preparando a empresa para estar presente quando os dias seguintes chegarem.
Além da capacidade organizacional em se manter contemporânea é preciso que ela também traga em sua cultura as práticas que a definem, algo que se apresenta na maneira tradicional de se executar processos e também manter controle sobre o território que se deseja atuar, demonstrando uma dinâmica que privilegia o conhecimento aplicado e altamente desenvolvido dia após dia.
Mas não são apenas estas ações que farão com que as informações estejam conectadas, é preciso que os próprios colaboradores saibam dialogar entre si, e este é um dos pontos mais sensíveis dentro de uma organização, principalmente quando as empresas medíocres acham que estar na era da comunicação já é o suficiente e nada fazem para trocar informações em seus ambientes internos.
Este tipo de ação é muito comum e torna o desenvolvimento organizacional extremamente lento ou totalmente caótico, pois a preferência pelos extremos é notadamente a fonte de referência que faz com que os colaboradores não passem de máquinas que, quando apresentam defeito, são trocadas rapidamente.
Isso também faz com que a rotatividade aumente e não seja tratada, pois as empresas não são capazes de pesquisar se os seus processos estão equivocados ou são os colaboradores trazidos que não se adaptam àquilo que é proposto, sendo que em ambos os casos é a falta de preparo que se sobressai e torna inviável qualquer atividade.
Então fica claro que tanto a empresa quanto os colaboradores devem estar preparados para o desenvolvimento de suas ações e atividades, buscando no conhecimento uma referência para tomar decisões inteligentes e que encantem seus clientes antes dos concorrentes, realizando estudos e pesquisas que vão ampliando e complementando os conhecimentos já existentes e também oferecendo novas oportunidades para que o cliente seja surpreendido futuramente com mais um produto ou serviço da sua empresa.