4 de novembro de 2013

O equilíbrio inteligente das perguntas e respostas para o desenvolvimento organizacional em Marketing

Uma empresa que não encontra uma resposta jamais fará novas perguntas, ficará parada no tempo e desaparecerá do mercado ao não se permitir a abertura aos novos conhecimentos, da mesma maneira que ignora o que cada colaborador pode oferecer através de sugestões que, quando devidamente analisadas, embasadas e viáveis, trazem grandes oportunidades para que a empresa abra suas portas amanhã e satisfaça seus clientes.
Perguntas são fundamentais para que uma empresa se desenvolva, mas quando uma resposta não é encontrada a empresa fica presa a um ciclo vicioso, deixando de se manter na contemporaneidade de mercado, não ouvindo mais seus clientes e seus colaboradores, mas, principalmente, abandonando toda e qualquer chance de se desenvolver.
E com as barreiras impostas pelos desencontros internos as empresas deixam de ter a fluidez que lhes permite atender aos desejos dos consumidores, ainda mais quando seus colaboradores também são aprisionados sob a mesma questão que, enquanto não observada da maneira correta, jamais encontrará uma resposta efetiva.
Ao mesmo tempo é preciso que as empresas também saibam lidar com as questões ideais para o negócio, o que não é tarefa fácil em um universo de informações excessivas e que, em raríssimos casos, são convertidas em conhecimento aplicável.
E quando o assunto é encontrar respostas também fica claro que poucas empresas, assim como pessoas, estão habilitadas para tal feito, pois na maior parte do tempo os achismos infundados inundam as organizações e os mercados, criando um universo onde os produtos e serviços se tornam irrelevantes tão rapidamente quanto surgiram, assim como as ações destas empresas e pessoas se tornam mecanizadas ao extremo, inviabilizando a criatividade que oferece soluções para criar o ciclo perpétuo de ações que não se encaixam mais no contexto contemporâneo do mercado.
No entanto é possível encontrar empresas que não se dão conta daquilo que produzem, e que faz parte de um ciclo mecanizado que não visa qualquer desenvolvimento, já que a preferência é pela manutenção do que já é feito há muito por acharem que não correm riscos, quando na verdade a decisão de não evoluir é a escolha do risco que parece mais seguro, mas que com o passar do tempo fará com que a empresa perca a competitividade e deixe o mercado.
Obviamente muitos acharão que o desenvolvimento aborda exclusivamente os produtos e serviços de uma empresa, esquecendo-se da fabricação, do aperfeiçoamento do relacionamento interno, das tecnologias que se tornam facilitadoras de processos que abrem novas oportunidades para a empresa etc., deixando mais evidente que as pessoas também vão se apegar àquilo que fazem de tal maneira que sequer conseguem se questionar, pois partem da premissa de que já possuem todas as respostas.
E isto fica comprovado no mercado global que diariamente encontra novas maneiras para aproveitar melhor o tempo disponível, e que é de 24 horas para qualquer indivíduo, preferindo abrir espaço para que novas soluções sejam propostas pelas empresas que contam com colaboradores inteligentes e que aproveitam ao máximo cada estágio do conhecimento, aplicando cada informação na criação de produtos e serviços mais interessantes para seus clientes e sempre deixando que o ciclo de vida não vire um círculo fechado em um túnel.
Respostas podem funcionar ou não para o seu negócio, mas por certas vezes é necessário verificar se a pergunta feita é a correta, pois de nada adianta deixar que a empresa se pergunte sobre um assunto que não lhe é proveitoso, deixando de lado as questões que a farão evoluir ao não ter aproveitado seu tempo para focar naquilo que a torna diferente dos concorrentes.