29 de novembro de 2013

O uso de decisões inteligentes voltadas para o desenvolvimento em Marketing

Para que uma empresa funcione adequadamente é necessário que todos os colaboradores tenham ciência de que cada uma das atividades exercidas está diretamente ligada às demais, deixando com que a fluidez das ações internas estabeleça um vínculo permanente que tem como premissa aproveitar cada uma das oportunidades viáveis que se apresentam, mas também contando com uma cultura solidificada e focada no desenvolvimento contínuo.
Empresas que contribuem para que suas áreas sejam totalmente isoladas umas das outras são muito comuns e geram clientes insatisfeitos de maneira muito eficaz, sendo até parte da proposta à qual se conectam intimamente e usam como ação principal em cada contato com os consumidores.
Com este comportamento é inevitável que as mentes limitadas achem que todas as empresas estão no mesmo nível, e normalmente são estas pessoas que criam estas empresas que geram mais situações sem solução que chamam de problema, não entendendo sequer que todo problema possui uma solução e é por isto que as empresas inteligentes transforma cada problema em uma oportunidade.
Mas esta situação piora ainda mais quando dentro das empresas são criadas equipes que têm como objetivo destruir as demais, algo muito natural já que o sucesso de uma área deve ser maior do que o êxito da organização, trazendo novamente a mediocridade e o comportamento ilícito que dá a corrupção um status elevado e desejado por aqueles que nada têm a oferecer aos demais.
Obviamente estas ações são enraizadas em culturas específicas que partem do exercício de se tirar vantagem sobre tudo e todos, pois acham que a melhor maneira para se obter o sucesso é ludibriar as outras pessoas o mais rapidamente possível, demonstrando total falta de compromisso com o respeito e a responsabilidades sobre os atos.
Desta forma o mercado sofre um impacto negativo e é penalizado continuamente pelas péssimas práticas de empresas nada honestas, criadas por pessoas de mesma índole e que priorizam a perpetuação de um modelo onde o cliente é o inimigo a ser derrotado através de produtos e serviços de qualidade duvidosa e que geram frustrações continuamente.
E enquanto isso acontece há um grupo de organizações que opta pelo caminho em que a inteligência prevalece e é desfrutada plenamente, buscando oferecer soluções ao invés de encontrar culpados, satisfazendo clientes ao invés de tratá-los como um cofre a ser esvaziado, além de contar com colaboradores que conhecem suas responsabilidades, algo que a cada dia é mais raro nos mercados medíocres, pois a prática de se jogar a culpa nos outros é mais fácil de ser exercida do que se trabalhar de verdade.
Só que a diferenciação de conduta é benéfica para os clientes, colaboradores e empresas, ainda mais quando existe a compreensão de que todos são integrantes de um ciclo e que as pessoas que formam as empresas na figura de colaboradores também são clientes em algum momento, do mesmo jeito com que a empresa também é consumidora de um produto ou serviço de outra empresa.
Também é fato que as empresas que compreendem este ciclo passam a ter diferenciais mais relevantes, pois não se apegam a um único momento em suas histórias em que obtiveram sucesso, pois a cada êxito há uma conquista conjunta de todos, saindo do mero produzir para satisfazer clientes e permitir que as relações internas e externas gerem benefícios para ambos os lados a cada nova oportunidade apresentada.