27 de dezembro de 2013

A comunicação e a visão das empresas sobre o relacionamento interno e o seu desenvolvimento em Marketing

Áreas que não se comunicam têm seu relacionamento baseado em uma disputa onde as demais são vistas como inimigos a serem derrotados e eliminados, criando um ambiente desfavorável a qualquer desenvolvimento e boa relação com o cliente.
Empresas sem um bom relacionamento interno são geradoras de insatisfação em níveis que impedem qualquer envolvimento de seus colaboradores na construção de uma solução, inviabilizando até mesmo o relacionamento com os clientes e sempre jogando as suas responsabilidades nas costas dos concorrentes.
Mas para que a comunicação interna funcione é necessário que todos os colaboradores, sem exceção, saibam trabalhar uns com os outros, algo difícil de se conseguir quando a imaturidade gera uma ignorância que abomina as ideias ou sugestões alheias sob uma ação egocêntrica e descompromissada com a geração de uma solução efetiva.
Outro ponto a se somar é a troca de conhecimentos que existe quando todos os colaboradores são colocados diante de oportunidades de mercado, ou até mesmo aquelas que abrangem o ambiente organizacional, criando um movimento contínuo que sempre está focado no uso das mais diversas experiências e de todo o conhecimento disponível, dentro ou fora da organização.
Só que poucas empresas conseguem administrar as oportunidades encontradas, pois o hábito de se tratar um problema como algo negativo impede as organizações de enxergar a chance de oferecer ao consumidor, e também a seus colaboradores, muito mais do que um produto ou serviço que é trocado por dinheiro e ponto final, indo em um caminho onde existe sempre um território delimitado para se atuar, ao mesmo tempo em que ele não limita o uso das mais variadas informações para a construção de uma solução.
Também é interessante notar que as empresas inteligentes não se deixam levar por modismos, pois sua cultura é flexível e adaptável à realidade, sem jogar fora o que as tornou reconhecíveis por seus clientes e concorrentes, do mesmo modo com que elas sempre analisam as viabilidades de suas ações antes de executá-las, pois preferem entregar aos seus consumidores o melhor que podem produzir.
Logicamente esta visão avançada é fruto de um ambiente que não se limita à linha de produção, saindo da curva comum que está repleta de concorrentes para alcançar a satisfação dos consumidores ao colocar em suas mãos produtos e serviços desenvolvidos com e para eles, fazendo da troca constante de informações um diferencial que não permite que seus concorrentes cheguem até seus clientes tão facilmente, mantendo uma relação que não é definida pela compra, mas sim por tudo aquilo que a empresa inteligente pode oferecer, mesmo quando a solução para o seu cliente não se encontra dentro da sua empresa, e que para as organizações de visão limitada é uma ação impensável por não trazer dinheiro para o seu caixa.