16 de dezembro de 2013

Inteligência e competitividade no desenvolvimento das empresas em Marketing

Nenhuma empresa inteligente se deixa representar por colaboradores sem conhecimento, pois quando isto ocorre fica comprovado que a própria organização é dominada pela ignorância e prejudica propositadamente seus consumidores, para que em breve novas vítimas venham a adquirir seus produtos e serviços, criando-se assim um ciclo contínuo de substituição que atinge também os próprios colaboradores, já que todas as práticas vis acabam perdendo o fôlego e a empresa perde muito mais clientes do que adquire.
Colaboradores medíocres são preferidos nas empresas de mesmo nível, tornando inviável a presença de mais um concorrente competitivo e competente no mercado, desvalorizando as ações que promovem o desenvolvimento e deixando cada vez mais corrupta a relação entre clientes, colaboradores e empresas.
Isto se deve à incapacidade de muitas empresas, e até mesmo mercados inteiros, em lidar com seus concorrentes de maneira inteligente, preferindo fazer por merecer o reconhecimento dos seus clientes do que desdenhar das outras empresas como forma de ação corriqueira.
Além desta ação é possível perceber também que as empresas que mais causam insatisfação estão repletas de colaboradores que nada sabem, pois são totalmente adestrados e não contribuem em nenhuma solução, colocando em evidência outra prática nefasta que assola organizações e dá aos outros um foco de culpa, principalmente quando não possuem nenhuma relação com a ação.
E este comportamento se deve à falta de conhecimento, ignorando o desenvolvimento individual de cada pessoa, não aceitando que o outro exista, querendo sempre transformar todos em um objeto comum e que no máximo é encarado como uma máquina reprodutiva das mesmices que paralisam mercados que podem se desenvolver e melhorar.
A partir daí esta prática é tratada como a cultura da região, que serve de referência para os demais mercados globais e não traz benefício algum para todos, pois quanto menor a quantidade de empresas inteligentes e competitivas, menor o desenvolvimento e a satisfação dos consumidores, agregando-se aqui um outro fator, que é o desejo insano de se derrubar todo e qualquer superior para tomar o lugar dele, deixando evidente a incapacidade das pessoas em admitir que cada um possui uma vida única, repleta de experiências e conhecimentos que podem ser ampliados, mas que, em razão da ignorância maciça, são vistos como características ruins e que então devem ser exterminadas rapidamente.
Este tipo de ação é encontrada diariamente em inúmeras empresas, e é também reflexo do que as empresas medíocres criaram e sempre jogam a culpa naquelas que se destacam por trabalhar honestamente e ter o reconhecimento dos clientes, demonstrando também a imaturidade das pessoas que podem se esforçar e melhorar, mas não o querem fazer para não assumir as suas próprias responsabilidades, tampouco ter que pensar e criar soluções, fazendo uso de um jogo sujo e que sabota continuamente quem é diferente, estuda, trabalha, colabora, constrói etc., para manter o status quo estagnado e corrupto.
Com estas ocorrências o mercado global acaba tendo poucas empresas que se destacam, e com isso a inveja dos incompetentes é exacerbada e o discurso da ignorância ganha maior intensidade, colocando em evidência uma cultura em que o outro é um inimigo a ser apagado da história por ter assumido suas responsabilidades ao fazer o máximo para satisfazer seus clientes através de um trabalho inteligente e que promove a criação de soluções durante as 24 horas do dia, que são as mesmas para todas as pessoas do planeta, menos para os ignorantes e incompetentes.
Se as pessoas que tentam destruir seus concorrentes colocassem a mesma dedicação para criar soluções o mercado contaria com mais e melhores empresas, pois todos assumiriam suas responsabilidades e dariam um direcionamento diferente ao conhecimento, sem a ignorância que faz com que um chefe seja visto como um alvo a ser destruído e o colaborador ao lado também pudesse expressar suas ideias sem as costumeiras represálias dos medíocres que preferem o atraso do que o desenvolvimento inteligente de todos com todas as nuances possíveis, já que para a mediocridade instalada tudo deve ser mantido no mesmo e mais baixo nível possível.