2 de dezembro de 2013

O aprendizado e a diferenciação com o auxílio da concorrência em Marketing

Empresas medíocres correm atrás dos clientes da concorrência por não ter a capacidade de encontrar seu próprio público-alvo, ancorando-se em falácias que não sustentam as ações em que os consumidores são vistos como cofres a se esvaziar e que aquele público é o único existente no mercado, comprovando que a ignorância e incompetência dominam seus ambientes e criam uma visão míope que assola todas as suas áreas.
Concorrentes inteligentes são fundamentais para que um mercado se desenvolva, assim como as oportunidades surgem com maior fluidez, pois os estudos e pesquisas são efetuados para que novas soluções sejam ofertadas ao consumidor.
Mas o mercado também conta com empresas totalmente despreparadas e que não têm o interesse em se desenvolver, pois estas organizações estão focadas exclusivamente na destruição das outras empresas através da tomada de seus clientes, mas sem poder oferecer produtos ou serviços de qualidade, partindo para ações vis que se baseiam no engodo.
Só que neste mesmo mercado há um grupo pequeno de empresas que busca o aprimoramento contínuo em todas as áreas, aproveitando-se do conhecimento oferecido pelas ações de seus concorrentes e que servem como referência para o estabelecimento da diferenciação como prática quotidiana, entregando a seu público-alvo produtos e serviços interessantes e que vão além do que as outras empresas fazem.
Outro fator que também dá as empresas mais oportunidades de mercado é a capacidade de geração de ideias, trazendo para seu ambiente colaboradores com conhecimentos diversificados que, quando trabalham em conjunto, desenvolvem propostas tão interessantes que, após os estudos de viabilidade, são transformadas em produtos e serviços desenhados para o seu público-alvo.
Também fica evidente que as empresas inteligentes não se prendem aos resultados passados como fonte certa de resultados futuros, pois sabem que se não trabalharem no presente não terão como satisfazer seus clientes ou superar a concorrência inteligente, criando assim um ciclo espiral crescente que tem como benefício o aprendizado aplicado no desenvolvimento de ideias e que leva ao consumidor experiências muito mais interessantes e impactantes.
Por isso é importante que as empresas não se apeguem exclusivamente àquilo que o concorrente faz, pois se uma empresa vive à sombra da outra não terá como resolver seus próprios problemas, tampouco será capaz de atender aos seus próprios consumidores, do mesmo modo com que a geração de ideias será nula e os resultados pífios serão usados como a ferramenta que justifica a excessiva rotatividade de colaboradores dentro destas empresas sem compromisso algum, seja ele interno ou com o cliente.