26 de dezembro de 2013

O relacionamento dos colaboradores com a cultura interna e o conhecimento de produtos e serviços em Marketing

Quando os colaboradores conhecem muito bem os produtos e serviços da sua empresa, e também os da concorrência, o diálogo com seus clientes se torna muito mais efetivo e abre novas oportunidades, mas quando seus colaboradores não conhecem os seus produtos ou serviços e conhecem os da concorrência é muito provável que suas ações de vendas jamais alcancem os resultados necessários.
Conhecer os produtos e serviços da própria empresa é fundamental para que seus colaboradores saibam dialogar com seus clientes, mostrando-lhes todos os atributos, características e diferenciais que dão aos consumidores as experiências mais profundas e interessantes, aproveitando-se para retirar todas as dúvidas dos clientes e atender-lhes adequadamente.
Mas o que acontece em certos mercados é o oposto, os colaboradores que estão em contato com os seus clientes não sabem o que vendem, tampouco sabem como apresentar os produtos e serviços de maneira a sanar as dúvidas.
E com este tipo de déficit é difícil de se obter qualquer vantagem competitiva sobre os concorrentes nos quesitos de atendimento e inovação, pois os colaboradores não saberão como as informações dos seus clientes podem ser usadas para melhorar os produtos, serviços e até mesmo o atendimento, dialogando de igual para igual e aperfeiçoando o relacionamento com o consumidor.
Só que no mercado existem empresas que primam pelo atendimento ao não mecanizá-lo, tratando cada cliente de forma individual e totalmente focada, sem deixar de passar as informações relevantes ou repassar o que é adicional, além de abrir caminho para que o próprio cliente se sinta confortável para entrar em contato com a empresa e tenha um atendimento dedicado e efetivo.
Mesmo assim é necessário que a empresa tenha em seu cerne o relacionamento humanizado, deixando para trás as metas estúpidas numéricas para atrair, cativar, manter e expandir a sua relação com cada consumidor ao oferecer-lhe muito mais do que um contato entre pessoas.
E dentro desta ação há um desenvolvimento contínuo do relacionamento sem que a empresa perca o seu foco produtivo, equilibrando todas as ações em prol de uma harmonia que se aperfeiçoa continuamente.
Mas este comportamento organizacional já é estabelecido em sua cultura, apoiando-se sobre os mais diversos conhecimentos e gerando uma interação que promove a inovação sem perder o foco no presente, aproveitando-se das experiências do passado e reduzindo ao máximo todas as arestas que surgiram para entregar aos seus clientes um relacionamento dinâmico focado em soluções que têm como consequência os resultados e lucros.