7 de dezembro de 2013

O relacionamento inteligente das empresas com a diversidade de conhecimentos e seu uso para o desenvolvimento de soluções em Marketing

As soluções que oferecem usabilidade simples têm na complexidade sua criação, trazendo informações, conhecimentos, experiências etc. como cerne daquilo que faz seu cliente se encantar, abrindo também novas oportunidades para que a sua empresa faça por merecer a atenção e trabalhe intensamente com os novos dados coletados durante as interações, levando ao cliente a certeza de que a sua empresa é a escolha assertiva que futuramente será contatada novamente se for inteligente para não criar barreiras inexistentes e que limitam a criatividade de seus colaboradores.
Unir ideias, conceitos, experiências, conhecimentos etc. para gerar soluções é um exercício que se encaixa perfeitamente dentro das empresas inteligentes, que aproveitam todo o diferencial individualizado em cada colaborador para tomar para si a vanguarda de mercado sem se esquecer de atender aos desejos de seus clientes.
Mas este posicionamento só é perceptível quando as empresas são maduras o suficiente para lidar com suas dúvidas de maneira mais ampla e focada, abrindo novos caminhos no mercado e mesmo assim sem que suas decisões sejam desequilibradas, fato corriqueiro e que faz com que certas organizações tenham em uma ou duas áreas uma concentração de decisões, geração de ideias e achismos infundados que causam muito mais transtorno do que soluções.
Além disso é preciso observar também que a inteligência é escassa e não pode ser replicada, pois não é um produto ou serviço que pode ser igualado, e é neste ponto que as empresas inteligentes se diferenciam, pois não tratam o uso do conhecimento como se fossem commodities, e que, infelizmente, é o que as mentes e empresas medíocres são especializadas, tentando nivelar por baixo as diferenças.
Desta maneira é fácil compreender as razões que levam as empresas a deixar o mercado dentro do leque de opções que se apresentam, criando também a formatação de seres humanos, onde cada um perde a sua personalidade individual para ser apenas mais um, enquanto que nas empresas inteligentes o caminho é feito na contramão, já que todas as pessoas carregam consigo um conjunto de conhecimentos, experiências e ideias que não são frutos de uma linha de produção.
Mas como é de praxe há um grupo de pessoas incompetentes que tentam aprisionar a criatividade e dar-lhe limitações que não servem para o desenvolvimento, perpetuando as mesmices em erros que diariamente derrubam muitas empresas que se deixam aprisionar sob um controle excessivo prejudicial a todos.
Também é fato que estas empresas medíocres insistem em medir absolutamente tudo o que produzem, e aí também criam a falácia de que as pessoas também podem se encaixar nos moldes propostos por elas, passando a adestrar as pessoas ao invés de treiná-las para gerar soluções interessantes e inteligentes, promovendo o desenvolvimento da criatividade ao invés de trancafiá-la numa caixa hermeticamente fechada e abandonada num depósito inacessível.
Então fica mais fácil identificar o que faz com que as empresas virem reféns de si próprias, querendo ter números em excesso e sem saber o que fazer com eles, do mesmo jeito que tentam a todo custo transformar cada indivíduo em uma réplica do outro, extraindo toda a criatividade, experiência e geração de ideias que apontam para as oportunidades de mercado.
Por isso é muito mais interessante contar com um ambiente que favoreça a geração de soluções, e é o que fazem as empresas inteligentes que não se contentam em atender ao cliente somente no ato de uma compra, partindo para um relacionamento em que os dois lados devem ficar satisfeitos ao contribuir mutuamente para que um novo encontro seja vislumbrando em breve, algo que fica muito distante das empresas que só sabem reproduzir o que já foi feito por terem mecanizado e adestrado corretamente todos os seus colaboradores, sem exceção.