2 de janeiro de 2014

A competência e planejamento da diferenciação das empresas inteligentes em Marketing

Uma empresa que não consegue se manter ativa somente pelos seus resultados não deve permanecer no mercado, pois ao fazê-lo estará perpetuando a mediocridade que a levará ao desaparecimento e não contribuirá para o desenvolvimento do mercado e das demais empresas, escorando-se em desculpas esfarrapadas que visam sempre jogar as suas responsabilidades nas organizações concorrentes e que não se sustentam por artifícios ilógicos e que mantém em atividade o que já não é mais interessante para o cliente.
Toda empresa inteligente conseguem se manter no mercado ao saber como se utilizar do planejamento para levar aos seus clientes mais do que produtos e serviços, do mesmo jeito com que traz para seu ambiente interno colaboradores que desejam trabalhar, o que pode parecer fácil de se fazer, mas não o é pelo simples fato de que 84% das pessoas não têm interesse em trabalhar.
Desta forma as empresas diferenciadas contam com poucos colaboradores inteligentes e que sabem aplicar seus conhecimentos e experiências em suas atividades, pensando além do presente e não se deixando prender pelos êxitos do passado, deixando muito claro que preferem caminhar para a frente gradativa e continuamente ao invés de se apoiar num suporte chamado empresa e nada mais fazer.
Isto também traz às empresas inteligentes um modelo distinto de contratação, sem a necessidade de que os seres humanos tenham que ser integralmente iguais, pois para cada ser vivo há uma percepção, um universo de conhecimento muito particular e toda a gama de criatividade que pode ser inclusa naquilo que define cada pessoa, levando-se em conta a capacidade de trabalhar com os demais de forma madura, algo que não é comum em mercados onde são feitos esforços hercúleos para que as pessoas não passem de peças idênticas, sem conhecimento diferenciado, experiências e até mesmo personalidade.
Mas o mercado global pode ser fonte de aprendizado contínuo àqueles que conseguem se desenvolver, aprendendo e pensando, criando soluções aos problemas que se apresentam e assumindo suas responsabilidades, pois desta maneira estarão saindo do comum e entrando num nível tão elevado que já não serão mais vistas como commodities.
E enquanto as empresas inteligentes se diferenciam, assim como todos os seus colaboradores o fazem, as outras organizações tentam parar o planeta e o desenvolvimento, produzindo sempre as mesmas coisas e determinando que são incapazes de fazer algo certo, e é por isso que os seus colaboradores também são incapazes de sugerir uma solução, já que é de praxe culpar quem está ao lado ao invés de pensar e tomar para si todas as responsabilidades inerentes às atividades que devem exercer.
Por isso a competitividade de alguns mercados é comprometida pela incompetência generalizada que infecta às empresas e seus colaboradores, transformando-se em mera linha reprodutiva daquilo que já não interessa mais e fica cada vez mais obsoleto e é mantido de forma artificial no mercado, impedindo que as empresas inteligentes e competentes passem a fornecer naquele local produtos e serviços de alto nível.
Com isso há uma criação excessiva de barreiras para se impedir que o desenvolvimento ocorra, e que tenta ultrapassar o nível medíocre é rapidamente eliminado, assassinando-se a criatividade para a manutenção da mediocridade que estaciona o mercado em um nível ínfimo e que não gera interesse de outros países do mercado global, pois a mentalidade medíocre ainda prega que é possível isolar um mercado e que ele ainda defina os rumos de todos os outros através das commodities que já não atraem a ninguém.
As empresas que sustentam a si próprias através de seus esforços sabem se diferenciar porque não tentam copiar os concorrentes, pensando muito mais e planejando suas ações de forma lúcida, trazendo à complexidade da integração das informações um canal de comunicação que faz seus colaboradores conversarem sob o mesmo foco de maneira simples e efetiva.