10 de janeiro de 2014

A organização e o desenvolvimento inteligente da excelência em Marketing

A excelência é um exercício diário das empresas inteligentes, que organizam suas ações com o foco no desenvolvimento e aprimoramento das soluções que já oferece e daquilo que colocará no mercado em breve, principalmente por tratar seus clientes como seres humanos ao ter em seus ambientes internos pessoas devidamente capazes de oferecer o melhor ao consumidor por saberem interagir entre si e sempre buscar a melhoria contínua de maneira ampla e efetiva.
O desenvolvimento leva uma empresa a melhorar após alcançar um nível de excelência, aproveitando-se de uma cultura onde as soluções existem e não se limitam a culpar alguém, como ocorre nas empresas medíocres e que impedem o mercado de se desenvolver adequadamente.
Mas para que uma empresa passe para o próximo nível é necessário que ela consiga desempenhar suas ações de maneira linear e contínua até que cada cliente as associe com a organização e facilmente se lembre das razões que o levam a optar por uma ou outra empresa.
Logicamente uma empresa só consegue se desenvolver quando os colaboradores estão comprometidos com um desenvolvimento que vai além da mera mecanização das ações, saindo do comum e tomando para si uma vanguarda que se reflete em diferenciais que encantam e cativam os clientes.
E mesmo assim é preciso que as empresas, através de seus colaboradores conscientes e que desejam trabalhar, saibam manter seus níveis de excelência até que eles se tornem o mínimo que podem oferecer, o que ocorre quando o compromisso das pessoas não se limita à presença física, como acontece em empresas medíocres que apenas possuem vagas a serem ocupadas e não oportunidades para se gerar soluções, que é o que ocorre dentro de uma empresa inteligente que conta com colaboradores inteligentes.
Só que ainda assim muitas organizações optam por chamar as pessoas com as quais conta de funcionários, pois para estas empresas as pessoas funcionam e quando já não dão conta das tarefas são trocadas por outras que funcionam, do mesmo jeito que as máquinas de uma linha de produção, tornando-se apenas mais uma das inúmeras commodities disponíveis no mercado comum.
Por isso poucas empresas aproveitam todas as oportunidades de mercado que se apresentam, pois elas se encontram atentas àquilo que ocorre ao seu redor e não se apoiam exclusivamente na produção, trabalhando também com o desenvolvimento de ideias, sugestões, propostas, estudos e pesquisas por intermédio de seus colaboradores altamente criativos e que não são impedidos de conversar, tampouco são penalizados por pensar diferente e fazer uso de todos os seus conhecimentos e experiências para propor soluções inteligentes e que, quando viáveis, são levadas aos consumidores na forma de um produto ou serviço, para então se tornar a referência preferida dos clientes que desfrutam de um relacionamento humanizado, bem diferente do que ocorre na maioria das empresas que só sabem funcionar e nada mais.