26 de fevereiro de 2014

A inteligência no uso das tecnologias dentro das empresas em parceria com o conhecimento dos colaboradores na criação de produtos e serviços em Marketing

O uso de uma tecnologia sempre dependerá da capacidade das pessoas compreenderem quais são as possibilidades oferecidas e como o pensamento deve acompanhar as ações que envolvem os aperfeiçoamentos existentes, algo que só é possível quando os colaboradores sabem pensar antes de querer usar aquilo que não conhecem, buscando mais informações e tornando-se capazes de aproveitar todas as tecnologias ao mesmo tempo em que conseguem pensar sem o uso das mesmas.
A capacidade de se aproveitar uma tecnologia diferenciada está ligada diretamente à compreensão das pessoas em seu uso e aplicação no quotidiano, trazendo maior agilidade àquelas empresas que aproveitam a inteligência e criando barreiras àquelas que se isolam e permanecem na mediocridade onde os investimentos são proibidos e as ideias são ultrapassadas.
Desta forma é fácil perceber como as empresas podem evoluir ou não com o uso de muitas das formas de tecnologias que existem, podendo ter uma administração muito eficiente apenas com um lápis e papel, enquanto que as organizações informatizadas ao extremo podem não sair do lugar e encerrar suas atividades, pois em ambos os casos os colaboradores é que estarão inseridos nos diferenciais e propostas, levando-se em conta que a empresa mais bem preparada toma para si as suas responsabilidades e dá aos seus colaboradores a oportunidade de aprender, enquanto que do outro lado ficam as empresas que jogam as coisas, e as culpas, nas mãos dos colaboradores e nada mais fazem.
Com isso é preciso buscar a diferenciação em todos os níveis, iniciando-se pela maneira como os colaboradores são selecionados, pois de nada adiante ter o número ideal de pessoas se as mesmas não estão preparadas para lidar com a oportunidade de poder pensar, ainda mais quando isto envolve a relação direta dos conhecimentos trocados entre as pessoas e como todos são capazes de somar enquanto os concorrentes medíocres se dividem internamente.
Mas também é necessário que todas as áreas, bem como seus respectivos colaboradores, tenham consciência de que cada tarefa ou atividade está ligada diretamente às demais, mesmo que isto não fique tão evidente ou seja percebido imediatamente, pois as organizações que sabem trabalhar de forma integrada reduzem as situações sem solução e dão aos problemas o tom de oportunidade a se aproveitar, algo inteligente e que faz melhor uso do conhecimento, envolvendo ou não uma tecnologia naquele instante.
Obviamente o acesso às informações também influencia diretamente no modelo tecnológico a se usar, principalmente quando há uma gestão de tempo que faz as pessoas aproveitarem melhor as mesmas 24 horas do dia disponíveis a todos os seres humanos, residindo aqui um grande diferencial que separa as ideias simplórias das geniais e que vão levar ao seu cliente mais do que produtos e serviços.
E com a agilidade propiciada pelos sistemas informatizados é evidente a necessidade de colaboradores que pensem ao realizar suas atividades, criando um fluxo contínuo e fluido que dá maior efetividade à empresa e disponibiliza aos clientes diferenciais perceptíveis e essenciais às ideias transformadas em produtos ou serviços.