13 de fevereiro de 2014

A visão inteligente dos resultados e o relacionamento com as oportunidades de mercado em Marketing

O melhor resultado que uma empresa pode alcançar é o retorno de um consumidor satisfeito, preferindo a diferenciação e o relacionamento humanizado diante da oferta da mesmice que impera nos mercados medíocres e que só conseguem oferecer commodities na maior parte de suas transações comerciais que reduzem rapidamente toda e qualquer oportunidade de desenvolvimento, criando manadas de funcionários presos em cabrestos e que não pensam mais, pois decoraram a sequência de movimentos que devem realizar para fazer as mesmas coisas todos os dias.
Muitas empresas não permitem o retorno dos clientes por não ter um diálogo interno efetivo, criando guerras entre as áreas e sempre culpando seus concorrentes por aquilo que não fazem e é de sua responsabilidade, ao mesmo tempo em que tratam todas as pessoas envolvidas em sua existência como peças de um estoque que precisa girar rapidamente, por isso dizem que o turnover de colaboradores é natural e se esforçam sempre para atrair novos clientes ao invés de formar um relacionamento com quem já conhece a organização.
Outro fator que interfere diretamente na oportunidade de retorno do cliente é a qualidade do que é oferecido pela empresa, principalmente no cenário global que se apresenta há muito e foi construindo relações comerciais entre nações que na atualidade ganhou o nome de globalização, mas basta olhar para a história para constatar que esta não é uma interação tão nova, incentivando a competitividade inteligente e abrindo mais espaço para as empresas que são capazes de criar um cenário favorável dentro de suas paredes, tendo este reflexo direto naquilo que ofertam para os clientes em qualquer localidade do planeta.
Mas como é de praxe sempre existem aqueles que querem atrapalhar o desenvolvimento das empresas, e incrivelmente são representados por 84% das pessoas sem interesse em trabalhar, obstruindo a inovação a todo custo e transformando-se numa máquina de desculpas para retirar de si as suas responsabilidades, pois a tática usada visa atacar quem desejar fazer algo e destruir este inimigo é o principal objetivo.
Além disso é preciso lidar também com a falta de capacidade de compreensão do que ocorre num mercado, seja ele local ou global, do mesmo jeito que todas as interações organizacionais são tratadas de forma a sempre jogar a responsabilidade para outras pessoas, empresas, concorrentes etc., algo que é típico daqueles que preferem os atos ilícitos e enxergam nos outros uma ameaça constante por não saber respeitar a liberdade, em todos os níveis, de cada indivíduo.
Por outro lado existem as empresas que são formadas por colaboradores inteligentes e que preferem oferecer ideias e soluções através dos conhecimentos e experiências que possuem, além de trocar informações, ideias e conhecimentos com os demais colaboradores para viabilizar a criação de produtos e serviços inteligentes e interessantes para os seus clientes e dando-os a oportunidade de retornar em breve e formalizar um relacionamento maduro e benéfico para ambos os lados.