19 de março de 2014

A influência da concorrência global na diferenciação das organizações inteligentes em Marketing

Cada uma das empresas concorrentes do mercado global pode contribuir para que a sua organização evolua, mas para que isto ocorra é preciso que a sua empresa saiba exatamente quem ela é e qual é a razão pela qual existe, pontos que são relevantes e pouco observados, criando-se mais barreiras para que a empresa e seus colaboradores apenas funcionem e mantenham tudo da maneira como está, deixando evidente que há uma enorme preferência pela manutenção da ignorância do que o crescimento provocado pelo conhecimento de novas oportunidades de mercado que farão a empresa ter que se esforçar.
Muitas empresas não sabem para que existem, da mesma forma que seus colaboradores são tratados como peças de reposição, ainda mais quando não buscam se diferenciar para se encaixar em perfis que não optam pelo conhecimento, inteligência e experiências, mas sim pelo ciclo vicioso repetitivo que não permite que haja uma evolução em todos os sentidos.
Este tipo de prisão chamado perfil foi criado para reduzir o trabalho daqueles que já não têm interesse em fazê-lo, pois as próprias pessoas, quando na figura de colaboradores, acabaram se deixando amarrar nas âncoras dos perfis mecânicos da troca de peças, substituindo um colaborador por outro que foi formatado corretamente.
Desta forma o mercado, através das pessoas que estão na gestão das empresas, fica preso à rotatividade baseada em estupidez, pois as organizações deixam de investir em treinamentos direcionados para trabalhar com mero repasse de informações roteirizadas e que não favorecem uma interação interpessoal digna de uma organização.
Por isso as empresas ficam cada vez mais presas àquilo que o mercado oferece, pois as próprias pessoas se deixam adestrar, achando que o perfil engessado faz jus àquilo que se aprendeu em cursos que seguem trilhos circulares hermeticamente fechados sob túneis sem iluminação, traduzindo-se como a formatação plena do processo de funcionamento das pessoas.
Mas mesmo assim ainda existem empresas que fogem desta característica por terem aprendido que pessoas com o mesmo conhecimento dificilmente terão ideias muito diferentes e inovadoras.
E, sendo assim, é preciso que as próprias empresas não se deixem aprisionar por modelos que não se encaixam com suas culturas organizacionais individualizadas, pois se a empresa se deixa prender acaba refém da eterna substituição de colaboradores que assola o mercado e faz com que toda a competitividade seja tratada com desdém, uma vez que o maior interesse das empresas medíocres é a manutenção perpétua de produtos e serviços idênticos aos da concorrência.
Também fica mais evidente o distanciamento das empresas inteligentes do grupo que se apega à mesmice plena, construindo uma excelência que se torna básica e chega aos seus clientes através dos produtos e serviços altamente desenvolvidos e que são desenhados para proporcionar as melhores experiências a cada um dos consumidores.