14 de março de 2014

A visão, as oportunidades de mercado e a conexão da inteligência com o conhecimento no desenvolvimento de produtos e serviços diferenciados em Marketing

A oferta de soluções dentro das empresas é ínfima diante das inúmeras oportunidades que diariamente surgem e são desperdiçadas pela falta de visão, conhecimento e capacidade de compreensão da proposta, pois é muito mais fácil encontrar quem deseje acabar o mais rapidamente possível com uma ideia do que tentá-la entender e ajudar a melhorá-la, criando-se aqui um eterno ciclo vicioso onde todos deixam de ganhar mais oportunidades para aproveitar e revelam uma situação doentia que abomina a criatividade alheia por pura inveja e incapacidade.
Contabilizar o número de ideias abandonadas antes da verificação de sua viabilidade é alto alarmante e que favorece às empresas que trabalham e contam com colaboradores bem preparados, pois estas organizações terão um trabalho menor para oferecer ao consumidor uma solução na forma de produto ou serviço e terá ao seu lado a incapacidade da concorrência em perceber uma oportunidade de mercado.
Também é fato que as organizações que se fixam na mediocridade apenas repetem as mesmas ações eternamente, trazendo para seus ambientes colaboradores formatados e que se enquadram em perfis mecânicos e sem qualquer possibilidade de gerar uma ideia diferente.
Desta forma é natural encontrar organizações que se apegam às falácias, principalmente naquelas criadas por elas próprias e que viram desculpas insignificantes para não se dar um passo à frente, já que isto requer trabalho e visão, além de trazer a necessidade de conhecimento e inteligência aliados à compreensão e sua conexão com a realidade, gerando assim uma adaptação contínua das empresas para com o presente do mercado sem perder a excelência e ainda assim tomar para si a responsabilidade advinda da inovação.
Com isso é possível encontrar empresas que vivem penduradas em desculpas e culpas, as desculpas são usadas para não se trabalhar e a culpa é sempre do concorrente que buscou melhorar, deu a seus colaboradores a chance de criar uma solução e integrou todas as áreas sob uma cultura onde todas as ideias são avaliadas e trazem o resultado de sua viabilidade positiva ou não.
Só que não é possível exigir que todas as empresas nasçam sob esta ótica inteligente e que promove o desenvolvimento sem se apegar às mesquinharias existenciais e aos discursos derrotistas daqueles que desejam atrapalhar quem trabalha, e que estão presente em todas as empresas, ainda mais quando optam por sabotar os demais colaboradores para que não tenham que se capacitar, aprender e trabalhar.
Nesta mesma instância é preciso observar que os vícios são mais constantes dentro das organizações do que as virtudes, ainda mais com os discursos de que não é possível fazer nada, principalmente quando há o interesse em tomar o cargo de outra pessoa sem que se tenha a qualificação e experiência necessária, colocando a empresa sob uma redoma que a impede de evoluir mais ao ter em seu ambiente interno pessoas que sequer sabem o que querem para elas próprias devido à mentalidade hostil para com ideias, conhecimento, desenvolvimento, criação de soluções etc., gerando como resultado a rotatividade que ganha o nome de turnover e vira rotina para colaboradores e empresas medíocres.
Por causa destes movimentos paralisantes mútuos, das empresas e colaboradores, é que os mercados não se desenvolvem dentro de um sentido mais amplo, reduzindo todas as oportunidades de mercado geradas pela concorrência competitiva e inteligente, com empresas que se diferenciam umas das outras e não pretendem de forma alguma se tornar iguais aos concorrentes, mesmo que os tenham como fontes de inspiração para a criação de soluções diferenciadas e que vão se encaixar perfeitamente na cultura única e intransferível de cada organização, mas que nas mãos de mentes totalmente limitadas não é uma possibilidade porque é mais fácil destruir do que criar, já que o segundo requer trabalho digno aliado ao conhecimento e inteligência que dão a tonalidade da visão e se tornam oportunidades viáveis quando os estudos e pesquisas sérios se transformam em informações úteis e aplicáveis no mercado local e global.