17 de abril de 2014

Marketing na visão e diferenciação para a construção de ideias viáveis

Quando todos os colaboradores são responsáveis e compreendem as conexões entre todas as atividades é possível contar com uma oferta muito maior de soluções dentro da organização, pois as pessoas sabem utilizar seus conhecimentos na construção de ideias que garantem a satisfação dos clientes e abrem caminhos para que as oportunidades de mercado sejam entendidas e se tornem viáveis ao permitir que todas as atividades trabalhem conjuntamente para o desenvolvimento contínuo.
Colaboradores capazes de criar soluções são raros em muitos mercados, principalmente quando a mediocridade é desejada para a manutenção do status quo que enxerga o desenvolvimento como inimigo direto de tudo e todos, criando mecanismos onde existem perfis estáticos que tolhem qualquer criatividade individual e bane as oportunidades de mercado das empresas para que elas se afundem na mesmice.
Isso ocorre e é visto como natural dentro de certos mercados, ainda mais quando não há exigência além do mero adestramento que faz com que pessoas apertem parafusos ou botões sem saber a razão pela qual o fazem, criando o abismo que favorece as empresas inteligentes e que se baseiam no desenvolvimento contínuo.
Logicamente este modelo é ancorado em falácias que preferem isolar o mundo real do lado de fora da empresa, tomando como única constante a perpetuação da reprodução das mesmas coisas, do mesmo modo e com funcionários autômatos e totalmente despreparados.
Ao mesmo tempo existem empresas que vão em busca de colaboradores que saiam do mero funcionamento para criar soluções, trazendo ideias relevantes e atuais para o ambiente interno sem se esquecer de buscar referências que há muito estão disponíveis e são válidas àqueles que sabem aprender e encontrar oportunidades no mercado global e competitivo que oferece espaço a quem sabe trabalhar.
Também é possível observar que as empresas inteligentes possuem maior diversidade de conhecimentos trazidos por seus colaboradores, do mesmo modo com que as referências externas são analisadas e trazidas para a cultura organizacional como fonte de inspiração e não de mera troca daquilo que funciona hoje e é descartado porque um concorrente faz diferente, deixando evidente que há um respeito pela organização que tem em seu ambiente colaboradores mais bem preparados e aptos a gerar ideias diferenciadas, aplicáveis e viáveis.
Desta forma é interessante para uma empresa tornar viável a troca de ideias e conhecimentos entre seus colaboradores, algo que ocorre raramente devido à incapacidade de compreensão dos benefícios, pois a maioria das empresas enxerga seus colaboradores como gasto desnecessário e tentam se desfazer o mais rapidamente possível das pessoas que têm ideias diferenciadas e que são viáveis, pois elas atrapalham o funcionamento dos processos mecânicos e que já contam com pessoas adestradas de maneira efetiva e não comprometem a perpetuação da mesmice.