22 de abril de 2014

O desenvolvimento de ideias com a integração das áreas e a cultura da visão organizacional em Marketing

A comunicação entre as áreas organizacionais faz com que o desenvolvimento de ideias seja contemplado com novas perspectivas, reduzindo os pontos fracos e permitindo que os estudos de viabilidade sejam efetuados com responsabilidade, retirando os achismos que barram a evolução e tornando o ambiente interno mais atento e conectado com as mais diversas formas de se aplicar os infindáveis conhecimentos na construção de soluções que chegam aos consumidores na forma de produtos e serviços.
Por mais que muitas empresas discursem sobre a importância da comunicação interna, poucas são capazes de criar um ambiente favorável à troca de ideias que gerem soluções, preferindo sempre a limitação do contato entre as pessoas e barrando qualquer oportunidade que seja indicada por aqueles que não fazem parte da incompetência dominante que gera a mediocridade organizacional plena.
Isto faz com que as poucas empresas que pensem sejam atacadas como se estivessem erradas, quando na verdade elas apenas saíram dos trilhos cíclicos e se tornaram aptas a lidar com o ambiente externo contemporâneo sem apagar tudo o que aprenderam e aplicaram até o presente momento, deixando de lado a estagnação proposital e o adestramento dos funcionários.
Também é possível observar que as empresas inteligentes tomam a vanguarda do mercado por não se contentarem com as soluções propostas na atualidade, evoluindo em uma gama de melhorias que não é compreensível àquelas empresas ainda aprisionadas em suas mesmices, trazendo para o mercado os produtos e serviços que dão aos seus clientes as melhores experiências, e que não se limitam apenas à mera compra e venda em que as empresas medíocres se agarram.
Desta forma o conhecimento de cada área não fica dependente de uma exclusividade, pois todos os colaboradores possuem uma visão que vai além do mero executar de suas tarefas individuais, principalmente quando estas mesmas pessoas sabem que suas atividades podem ter características individualizadas, mas são totalmente interdependentes com as atividades dos demais, e é assim que a percepção de responsabilidade também se expande, criando um compromisso interno que não é formado por pontos iniciais e finais, mas que geram uma visão de conexão entre todos aqueles que estão dispostos a fazer o seu melhor para dar ao consumidor os melhores produtos e serviços.
Além disso é fato que as empresas mais bem preparadas são aquelas que possuem a consciência de que não podem parar no tempo, que cada cliente que migra para a concorrência é muito mais do que um consumidor de seus produtos ou serviços, pois ali reside uma gama de interações cliente-empresa que podem desenvolver um relacionamento onde a construção de produtos e serviços ganhe aprimoramentos que beneficiarão a ambos os lados, abrindo novas oportunidades de mercado ao formar, manter e aprofundar a parceria entre consumidores e organizações que se colocam à disposição de um diálogo que amplie a forma de aplicação das informações no desenvolvimento de soluções antes da concorrência.
Mas para que tudo isso seja exercido de maneira inteligente é preciso dar condições para que as pessoas, na figura de colaboradores e clientes, tenham a oportunidade para trocar ideias, informações, conhecimentos e unam todas as suas individualidades em prol do desenvolvimento de uma solução efetiva e que permita que futuramente novas oportunidades sejam percebidas e aproveitadas de maneira integral, aproximando-se cada vez mais dos consumidores da sua empresa e reduzindo as arestas entre as mais variadas percepções individuais sob a visão que torna a vanguarda de mercado viável e alcançável com responsabilidade.