23 de julho de 2014

A diferenciação inteligente das empresas com a aplicação do conhecimento no desenvolvimento de produtos e serviços em Marketing

Empresas medíocres afirmam buscar constantemente a diferenciação da concorrência, mas vivem copiando o que as outras empresas fazem sem o menor pudor, achando que isto é normal e nada fazem para compreender que cada organização possui uma cultura única e intransferível que embasa todas as ações, decisões, aprendizados, usos e aplicações do conhecimento que a torna fonte para inspiração e não mero objeto a ser copiado indiscriminadamente.
A tática da mera cópia das ações dos concorrentes é uma ação que visa sempre culpar os outros por aquilo que a empresa deixa de fazer, abandonando qualquer pesquisa ou estudo para justificar as escolhas e fazendo dos concorrentes o eterno alvo a ser destruído, sem levar em conta que ao copiar o concorrente a empresa passa apenas a imitar o que chega ao consumidor e abre espaço para mais do mesmo num mercado saturado e com clientes limitados.
Obviamente um dos pontos fortes das empresas medíocres não é a visão e a capacidade de se tornarem únicas no mercado, preferindo seguir os passos das outras organizações do que fazer por merecer a atenção dos clientes, pois o trabalho árduo exige competência, preparo e compromisso com o desenvolvimento contínuo, algo para o qual poucas empresas, e principalmente pessoas, estão dispostas a aceitar.
Por isso há uma fatia muito pequena de empresas que alcançam um status reconhecido, pois tratam de entender o que podem produzir e para quem poderão produzir, trazendo o cliente para dentro das decisões e formando uma parceria que só funciona dentro das empresas competentes e alinhadas com o presente.
Isso também coloca no centro das atenções a dedicação na manutenção de um relacionamento propício à inovação e criatividade, não deixando para trás as informações relevantes e também conhecendo aquilo que pode não ser aplicável neste momento, reservando tempo para que estudos e pesquisas sempre coloquem as suas empresas no mercado presente que leva as portas do futuro sem apagar o passado e toda a sua história.
E com estas ações, e muitas outras bem estruturadas e alinhadas com a cultura organizacional, as empresas passam a ter colaboradores com uma visão muito mais ampla, criativa e destinada a oferecer aos consumidores a oportunidade de contato futuro, algo que é desprezado pela maioria das empresas e se justifica na visão limitada que dá aos clientes o rótulo de inimigos da organização.
Também é necessário observar que as empresas inteligentes sempre tomam decisões no presente enxergando o reflexo futuro de suas escolhas, saindo do imediatismo que gera situações futuras sem solução para lidar com problemas transformados em oportunidades de mercado, principalmente ao terem a consciência de que o mercado é limitado em número de consumidores e que apenas uma pequena parcela deles será o público-alvo no mercado global mais ativo da atualidade.
Além disso é possível enxergar que as empresas que tomam para si suas próprias histórias compreendem melhor as relações comerciais da história da humanidade e a globalização que já existe há muito, pois as nações, em seus diversos continentes, já fazem negócios e trocam conhecimentos muito antes do termo globalização ser utilizado e tratado como algo recente, dado à limitada visão das pessoas que sequer buscam referências mais antigas do que alguns minutos ou segundos, tratando sempre o desenvolvimento e evolução como algo pontual e que de repente surge do nada.
Desta maneira o mercado acaba inundado de empresas que adotam a estagnação como padrão, achando que o cliente sempre estará disponível para adquirir seus produtos e serviços a qualquer hora, como se fossem reféns sem opções, quando no fundo o mercado evolui de forma contínua e oferece as oportunidades àqueles que sabem exatamente o que fazer com uma informação, mesmo que a ação seja descartá-la ou colocá-la num bando de dados para uso posterior, deixando que a inteligência seja distribuída através das trocas de informações e também se aprimore com as novas assimilações que dão às oportunidades a chance de serem aproveitadas.
Diferenciar-se da concorrência é saber como utilizar o conhecimento para levar aos clientes os melhores produtos, serviços e experiências, ampliando a visão organizacional e criando condições para se aproveitar cada oportunidade que se apresenta e faz o consumidor retornar para adquirir mais informações, produtos ou serviços da sua empresa por vontade própria.