21 de julho de 2014

As oportunidades de mercado e a visão inteligente das empresas na criação de soluções em Marketing

Quando todas as áreas são capazes de criar soluções a empresa se torna mais apta a administrar o desenvolvimento, pois todos os colaboradores passam a trabalhar de maneira conectada e não se apegam às falácias de que esta ou aquela área, ou até mesmo pessoa, está sabotando as demais ou tem uma preferência.
Criar soluções é um exercício diário para as organizações inteligentes, pois elas não se contentam com o que já funciona e sempre encontram oportunidades para melhorar, deixando evidente que sem colaboradores bem preparados não há como se encontrar novas percepções.
Mas isto também requer uma capacidade que vai além do mero funcionar, algo que é comum nos mercados onde vale a lei do esforço zero e do mero copiar a concorrência eternamente, revelando uma falta de visão e um desleixo para com todas as pessoas, fato que até as coloca na figura de objetos a se usar e descartar quando não mais funcionam.
Isso também afeta a percepção dos clientes, que migram para concorrentes mais bem preparados, pois a lógica de se tirar o máximo de dinheiro do consumidor no menor tempo possível é uma ação daqueles que tratam estas pessoas como bancos a se esvaziar e depois jogar fora.
Também é evidente que estas empresas farão o mesmo com seus funcionários, ainda mais quando o mercado é uma fonte repositória e as pessoas buscam se tornar peças através de modismos que reduzem as habilidades delas a detalhes irrisórios, optando pelo adestramento ao invés de incentivar a diferenciação e criatividade.
Outro fator relevante é como o mercado se contamina rapidamente por aquilo que produz mais do mesmo, onde a criatividade é abolida por não ser subserviente, colocando as pessoas dentro de uma linha de produção irreal e que as deixa sem personalidade, experiências, capacidade de tomar decisões, buscar novos conhecimentos e fazer uso das individualidades.
Desta maneira as pessoas e empresas passam a achar que é possível perder aquilo que não possuem, e então os discursos falaciosos de que não se pode perder tempo ganham cada vez mais influência, só que numa empresa inteligente que conta com colaboradores inteligentes é sabido que o tempo pode ser aproveitado ou não.
Com isso fica claro como o adestramento é fundamental para dar à incompetência um ar nobre e sofisticado, ainda mais quando há uma fuga em massa das responsabilidades a qual cada um é ligado, pois é mais fácil culpar o outro por aquilo que se deixa de fazer do que buscar uma maneira de fazer, colocando sempre de lado as oportunidades de aprendizado em cada atividade para se refugiar sob uma redoma em que o trabalho é visto como desnecessário, assim como o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades de cada pessoa.
Então as empresas que optam pelo caminho inverso acabam encontrar mais oportunidade de mercado, principalmente quando sabem que também possuem concorrentes inteligentes com quem podem aprender e buscam se diferenciar com a finalidade de satisfazer seus clientes por intermédio de colaboradores que prezam pela aplicação e uso de seus conhecimentos, experiências, habilidades e visões que vão ao encontro de soluções que não se findam rapidamente, pois cada problema encontrado é uma oportunidade de mercado.
Além disso as empresas inteligentes também buscam saber qual é a forma com que um colaborador poderá contribuir para seu desenvolvimento, saindo do ciclo vicioso do turnover e abrindo espaço para que as pessoas troquem ideias, informações, conhecimentos e estejam em contato com os clientes a fim de oferecer-lhes as melhores experiências e soluções, mesmo quando esta solução não se encontra dentro da própria empresa, demonstrando uma visão que sai do imediatismo e fortalece a organização por muito mais tempo, algo que não é compreensível àqueles que foram adestrados para não pensar.