14 de julho de 2014

O conhecimento e a capacidade de integração das áreas no desenvolvimento organizacional em Marketing

Áreas conectadas criam soluções efetivas através dos produtos e serviços disponibilizados ao mercado, e também ao próprio ambiente interno, preferindo enxergar os problemas como oportunidades para se desenvolver, ainda mais quando as empresas sabem que em breve poderão deixar de existir por não terem assumido suas devidas responsabilidades.
Cada área tem uma responsabilidade que se conecta as demais independentemente da vontade das mentes limitadas que adotam o discurso que visa culpar o outro, algo comum nos mercados irrelevantes e que não sabem o que estão fazendo.
Além disso a contribuição de cada área para com as outras é significativa e muito relevante quando os colaboradores são inteligentes o suficiente para buscar novas informações, conhecimentos, aprendizados, práticas, aplicações etc. àquilo que já existe e é complementado continuamente, fazendo com que as referências não sejam estáticas e favoreçam um ciclo espiral que tem como base a excelência.
Logicamente poucas empresas compreenderão como a conexão interna é essencial, pois o que mais se faz em dados mercados é jogar um contra o outro, partindo sempre para um discurso invejoso que diminui o que o outro faz para justificar a incompetência arraigada na cultura daqueles que tentam destruir continuamente o que outros trabalham para construir.
Isso também se reflete na forma como o preparo é tratado dentro das poucas empresas inteligentes, e quando o mercado é inundado com práticas ilógicas todos acabam sofrendo os impactos daquilo que não fizeram por se acharem superiores, o que leva à ruína e implode o mercado incompetente e que valoriza os achismos e o jogar a culpa no outro.
Por esta razão é que poucas empresas são referências no mercado global, pois elas se prepararam desde o nascer para ir além do dia de hoje, pois construíram aos poucos uma história baseada no trabalho que engloba mais do que compra e venda, saindo da prática comum de venda de produtos e serviços para oferecer aos consumidores, e também ao mercado, soluções desenhadas e que vão ao encontro dos desejos.
Desta maneira todo o trabalho da organização é estruturado sobre premissas que não são engessadas, mas contam com a experiência e o desenvolvimento lado a lado, saindo da zona de conforto continuamente, abrigando um ciclo evolutivo que se baseia no conhecimento aplicado, distribuído e complementado diariamente, sem que exista um medo irracional de se aplicar num outro lugar o que já funcionou em outro totalmente distinto, ampliando ainda mais a capacidade de desenvolvimento e a geração de soluções que vão além do produto ou serviço em si, como é de se esperar de qualquer empresa que saiba o que está fazendo de verdade.