25 de agosto de 2014

A integração das áreas e as oportunidades de inovação do mercado em Marketing

Nas empresas inteligentes todas as áreas possuem a mesma importância, pois estão conectadas profundamente por uma cultura que promove o desenvolvimento de soluções e dá às oportunidades de mercado a devida atenção, saindo da inercia paralisante com o foco na inovação que favorece o uso dos mais variados conhecimentos, experiências, informações etc., na geração de respostas para os problemas, bem como no aperfeiçoamento contínuo ao qual está destinada a organização.
Todas as áreas devem estar alinhadas sob a mesma cultura, tendo na convergência a visão que permite a produção de soluções para seus clientes antes da concorrência, do mesmo modo com que cada área faz por merecer o reconhecimento de um trabalho bem efetuado e que se conecta diretamente com as demais áreas através dos produtos, serviços e experiências internas e para o consumidor.
Também fica claro que poucas empresas estão aptas a lidar com o desenvolvimento e o uso do conhecimento, abrindo caminhos diferentes dos habituais por não se prenderem aos trilhos cíclicos que não vão a lugar algum.
Isso também é reflexo direto da cultura local em que a empresa está inserida, pois as pessoas que criam empresas que são prisões acham que o mundo que cerca a organização não tem nada a oferecer, e é aí que iniciam todo o processo que se baseia no adestramento dos funcionários, já que cada pessoa é propriedade da organização e funciona perfeitamente dentro do perfil desejado, sem trazer novas ideias para a empresa que fica estagnada na mesmice.
Com esta ocorrência fica evidente que o mercado local deixa de se desenvolver, perdendo as chances de contar com empresas relevantes e inovadoras, atraindo a atenção de clientes inteligentes e fazendo-se valer do aperfeiçoamento que dá as oportunidades encontradas um valor diferenciado e que tem como consequência o lucro que permite que as empresas mantenham suas atividades.
Logicamente poucas pessoas também compreenderão como as suas atividades individualizadas se encaixarão dentro do produto ou serviço que chega ao cliente, deixando muito claro que a cultura local não se baseia no conhecimento, mas num jogo que visa culpar aqueles que trabalham pela má sorte dos demais, evidenciando o desleixo para com as responsabilidades do indivíduo.
Por isso certos mercados são irrelevantes dentro do mercado global, ancorando-se nas ações corruptas para manter nivelado por baixo tudo o que é produzido, incluindo até mesmo o conhecimento e sua aplicação em detrimento à inovação, ideias etc., criando um estado em que as pessoas são meras peças que podem ser repostas rapidamente, devido ao processo avançado de adestramento que é tratado como treinamento e faz parte do que é tido como comum.