11 de setembro de 2014

Diferenciação e competitividade nas empresas inteligentes em Marketing

Empresas que contam com colaboradores inteligentes são raras, ainda mais quando a suposta competitividade exaltada por eles se baseia exclusivamente no preço de um produto ou serviço, demonstrando que a organização em si não terá como inovar e sequer acompanhar as empresas inteligentes que atuam no cenário global, mesmo quando, aparentemente, estão inseridas num contexto local.
Para a maioria das empresas é fácil encontrar pessoas que funcionam e executam as mesmas ações diariamente, sem que para isso seja necessário fazer uso da inteligência, pois as pessoas, bem como estas empresas, estão devidamente mecanizadas e presas às âncoras da mesmice.
Por isso é interessante observar como as empresas inteligentes buscam se diferenciar em todos os sentidos, começando pelas individualidades de cada colaborador, fazendo o melhor uso de cada habilidade individual e gerando com isso os melhores produtos e serviços, pois sempre terão à sua disposição um contingente maior de conhecimentos, experiências, visões etc., enquanto os concorrentes medíocres vivem à procura de um culpado.
Mas esta ação vai além do comportamento da empresa em si, pois seus colaboradores são adeptos da prática em que é melhor culpar alguém do que fazer o que é certo, infectando o mercado com ações que enganam seus clientes e ainda assim vão culpá-los por ter escolhido os produtos ou serviços desta empresa.
Com isso a suposta competitividade doentia, que é baseada exclusivamente em preços, contamina consumidores e tudo o que é produzido é nivelado por baixo, restando aos clientes inteligentes uma busca diferenciada e que vai levar às melhores empresas globais, mesmo quando estas não se encontram alocadas na região dos clientes.
Desta forma a excelência só é encontrada nas empresas que sabem o que estão fazendo e não param no tempo, tampouco deixam de compreender o que seus colaboradores dizem, além de manter um contato ideal com o cliente, sem sufocá-lo e fazendo da troca de informações uma constante.
Mas para que isso ocorra é necessário que dentro da empresa existam colaboradores muito bem preparados, e em certos mercados isto é raro, ainda mais quando cada indivíduo não assume as suas responsabilidades, fato corriqueiro e que cria ciclos de troca de colaboradores cada vez mais curtos, pois as pessoas deixam de pensar para virar equipamentos que podem ser trocados a qualquer instante.
Obviamente as melhores empresas já nasceram muito bem preparadas, mesmo que isto não seja facilmente visível aos olhares medíocres tão comuns nos mercados irrelevantes, pois trazem consigo um conjunto de fatores que se baseia na produção do melhor desde o primeiro instante, não deixando para arrumar ou organizar a empresa mais tarde, como ocorre nas organizações que duram pouco e são produtoras da mesmice que não tem mais lugar no mercado global da atualidade.