2 de setembro de 2014

Marketing na visão e o desenvolvimento inteligente, das empresas e mercados, com foco na diferenciação e atendimento dos desejos dos clientes

A maioria das empresas não se desenvolve porque não deseja, preferindo adotar o discurso de refém das decisões dos concorrentes e fazendo o máximo para que tudo permaneça igual para sempre, como se isto fosse viável e as pessoas saíssem de uma linha de reprodução da mesmice que tolhe conhecimentos, experiências, ideias, individualidades, personalidades etc..
Impedir o desenvolvimento organizacional é uma ação tão comum dentro das empresas que a concorrência inteligente não precisa se esforçar muito para se diferenciar, oferecendo produtos e serviços direcionados aos clientes e permitindo que os estudos e pesquisas fluam continuamente de modo a oferecer a visão de novas oportunidades de mercado.
Desta maneira todas as ações que visam criar a inovação são banidas do ambiente interno, os clientes são tratados como meros cofres a se esvaziar o mais rapidamente possível e os colaboradores são peças que se trocam rapidamente devido ao adestramento do mercado que não abre às pessoas a chance de ser elas próprias para se encaixar em perfis estúpidos e mecanizados.
Obviamente as poucas empresas inteligentes optam pelo caminho inverso, o que as faz criar uma base mais ampla para a tomada de decisões, onde o conhecimento distribuído internamente visa criar soluções cada vez melhores para seus clientes e também estudam o máximo de variáveis antes de colocar uma ideia, na forma de produto ou serviço, no mercado.
Mas isso também depende diretamente da cultura local, e nas regiões em que levar vantagem é o desejo da maioria, dificilmente uma empresa poderá ser criada para atender aos desejos dos clientes, pois as pessoas, sejam clientes ou colaboradoras, levam consigo uma índole nefasta que tem como princípio prejudicar o outro para obter o que deseja.
Por esta razão é difícil ter uma empresa séria que tenha alcance global, mas quando isto acontece é possível confirmar que as empresas medíocres ainda insistirão em difamar quem fez por merecer o reconhecimento com muito trabalho e não se fazendo de vítima, o que é raro em certos mercados, ainda mais quando as pessoas escolhem este caminho para não precisar se esforçar ou sequer ter ideias diferentes.
Mas este tipo de ação é prejudicial para o mercado como um todo, pois com um maior número de empresas inteligentes o mercado se desenvolve mais rapidamente, consegue sair da mediocridade ao contar com uma concorrência inteligente e leva a outros mercados seus produtos e serviços já consolidados no mercado local.
E como é típico da mediocridade ainda há a crença de que todas as empresas são iguais, quando no fundo cada uma delas é completamente diferente das demais, podendo fazer mais do que os concorrentes quando sabe exatamente qual é o seu negócio e como pode ter um desempenho melhor ao simplesmente se conhecer o suficiente para eliminar as arestas existentes a cada dia, praticando a melhoria contínua e se desenvolvendo sobre uma base de excelência que não permite que a organização fique no mesmo patamar sem vislumbrar novas oportunidades de mercado.