16 de outubro de 2014

A cultura e o desenvolvimento de soluções para as oportunidades de mercado em Marketing

Nenhuma empresa deveria se dar ao luxo de replicar eternamente suas ações que iniciaram suas atividades, mas é o que mais se encontra nos mercados onde a diferenciação é praticamente proibida, criando-se muitos obstáculos para que um simples passo seja dado em favor do desenvolvimento com a alegação de que a empresa não pode trazer para dentro de si mais problemas, sendo que na verdade são estas empresas que são situações sem solução que falsamente são chamadas de problemas.
Ter consciência do tamanho e direção do passo a se dar é um objeto raro dentro das empresas, principalmente quando estas ficam preocupadas demais em barrar o conhecimento do que se investissem em estudos e pesquisas que tornam viáveis as oportunidades de mercado que se apresentam.
Com isso o "problema" é a relação da empresa com ela mesma, pois as pessoas que ali estão não se colocam como provedoras de soluções, já que preferem manter tudo da maneira como está e não se dão conta de que o concorrente inteligente está em constante melhoria.
Por esta razão é que as empresas medíocres preferem se prender às falácias do que investir de forma inteligente, trazendo para seus colaboradores a oportunidade de um aperfeiçoamento de habilidades, ação muito distante do adestramento tão comum e que faz com que o cliente sempre tenha a impressão de estar diante de uma máquina quando entra em contato com a organização.
Mas para o benefício do mercado, que é muito aquém do ideal, existem empresas inteligentes que vão além do óbvio e dão seus passos com segurança por não abandonar sua cultura e contar com colaboradores incentivados a criar soluções ao invés de reclamar do concorrente perpetuamente.
Também é preciso observar que este comportamento distinto é fruto de uma mentalidade avançada e conectada com a realidade contemporânea, sem os achismos vazios sem significado tão comuns dentro das empresas medíocres e que se espalham como uma infecção pelos mercados onde as pessoas não se esforçam.
E assim as empresas inteligentes optam por criar bases sólidas para crescer, fazendo por merecer o reconhecimento dos seus clientes e dando a seus colaboradores a chance de ampliar, trocar e conectar os mais variados conhecimentos para criar soluções viáveis e que levam aos consumidores as melhores experiências antes que seus concorrentes o façam, aproveitando a visão de mercado, o uso e a aplicação das informações de maneira correta para cada uma das oportunidades que se apresentam diariamente.