14 de outubro de 2014

A oferta de soluções e o aproveitamento das oportunidades nas empresas inteligentes em Marketing

Todos os problemas possuem no mínimo uma solução, sem exceções, e se transformam em oportunidades que podem ou não ser aproveitadas, levando-se em conta o foco da empresa e a sua capacidade em atender ou não àquela demanda, fato que só ocorre na análise efetuada por empresas inteligentes e que sabem como alocar todos os seus conhecimentos, experiências, ideias, percepções, habilidades e capacidade produtiva real na concepção e oferta dos produtos ou serviços que chegarão aos seus clientes.
Empresas medíocres afirmam que existem problemas sem solução, baseando-se em falácias e adotando o discurso de vítimas incompreendidas, mas que no fundo se esforçam ao máximo para manter o nível mais baixo de tudo o que produzem com a finalidade de apenas funcionar, sem inovar ou criar produtos ou serviços através de suas mãos.
Isto também é reflexo direto das pessoas que diariamente estão dentro destas organizações, privilegiando as ações que não levam a lugar algum para não favorecer o surgimento de ideias ou sugestões, impedindo que seus colaboradores possam trocar informações e melhorar a execução das tarefas que se transformam nos produtos e serviços que chegam até os consumidores.
Só que do outro lado ficam as poucas empresas inteligentes que sabem que nem sempre terão as respostas para os problemas, e apenas esta colocação já as coloca em um patamar muito acima dos concorrentes medíocres, principalmente por terem ciência daquilo que realmente sabem.
Desta forma as empresas inteligentes sempre abrem espaço para que estudos e pesquisas as deixem na contemporaneidade de seus clientes, entregando-lhes experiências únicas através de seus produtos, serviços, atendimentos, relacionamentos e até mesmo quando sugerem outra empresa como provedora da solução que um consumidor procura.
Obviamente as mentes medíocres ficam assustadas ao ver que uma empresa pode indicar outra para oferecer um produto ou serviço para um cliente, mas o que elas não percebem é que este é um diferencial que sai da mera esfera de negócios para uma relação cliente-empresa muito mais profunda e que se baseia em valores não compreendidos.
Por isso a simples ação de se indicar outra empresa é vista com desdém pelas mentes medíocres, pois elas acham que é melhor o cliente ficar sem o produto ou serviço do que ser encaminhado para um concorrente que lhe atenderá naquele instante.
E assim é fácil entender as razões que levam muitas empresas a preferir a mediocridade do que o desenvolvimento e inovação contínuos, numa tentativa de prender o consumidor e achar que ele jamais saberá das outras empresas que podem lhe fornecer o produto ou serviço procurado, o que atualmente é muito mais ofensivo à inteligência, pois a informação está disponível em qualquer lugar do planeta na internet.
Também é muito mais simples para as empresas inteligentes interagir com o cliente num ambiente saudável e que oferece soluções ao invés de embustes, outro ponto que é incompreendido nos mercados irrelevantes, já que o cliente é tratado como um refém e inimigo ao mesmo tempo, fazendo com que as empresas passem a conhecer melhor a si mesmas e aos seus concorrentes com a finalidade de aprender e oferecer sempre mais para todos os clientes, principalmente quando o relacionamento é feito através de encontros desejados pelo consumidor e a empresa.