29 de outubro de 2014

A visão inteligente das empresas sobre as oportunidades de mercado e a existência de concorrentes em Marketing

A concorrência é um dos grandes benefícios para as empresas inteligentes, onde ideias similares ou não levam aos seus respectivos clientes as soluções, na forma de produtos ou serviços, que geram grandes experiências, alocando os mais diversos conhecimentos na concepção de ideias inovadoras e que fornecem ao próprio mercado novas oportunidades a serem atendidas.
Aproveitar a existência de concorrentes é um hábito das empresas inteligentes e que usufruem dos mais variados conhecimentos de seus colaboradores, da história que o mercado traz consigo e daquilo que a própria empresa construiu até o presente momento.
Por outro lado existem as empresas que vão no caminho inverso, achando que devem eliminar todos os concorrentes e que podem atender a todos os consumidores, o que é uma falácia, pois cada indivíduo é único e tem algumas proximidades com determinados grupos, mas não compartilham dos mesmos gostos.
Com isso fica evidente que o maior benefício para a oferta de uma solução é a capacidade de uma empresa compreender as razões pelas quais os concorrentes são interessantes e desejáveis, algo que vai além da mera diversificação dos produtos e serviços, suposição corriqueira das mentes limitadas e medíocres que habitam "ilhas" irracionais de incompetência adeptas de práticas ditatoriais com a finalidade de exterminar o outro ao invés de aprender algo e tentar fazer melhor.
Além disso é visível a falta de visão do modelo medíocre e que tenta perpetuar o que já não se encaixa mais na contemporaneidade, tornando-se um paradoxo e ridicularizando a si mesma enquanto empresa, além de adotar sempre um discurso falacioso e que culpa o cliente pela existência da empresa, pois tal coisa, o cliente, é um inimigo a ser abatido rapidamente.
Em contrapartida as empresas inteligentes não param sua ação de melhoria contínua em todas as suas atividades, trazendo para seus colaboradores a oportunidade de gerar ideias, estudá-las, aperfeiçoá-las e verificar sua viabilidade ou não, contrastando com as ações da concorrência medíocre que infecta mercados e deixa o consumidor insatisfeito rapidamente desde o primeiro contato de forma proposital.
Como resultado do desenvolvimento contínuo as empresas inteligentes enxergam com maior facilidade as oportunidades de mercado, até mesmo aquelas que elas próprias não poderão usufruir pois não é parte de seu foco naquele momento, mas isto não as impede de aprofundar seus conhecimentos a respeito destas oportunidades e futuramente vir a colocá-las em seus ambientes.
Também é interessante notar que as empresas inteligentes sempre sabem que podem desaparecer em breve, e que isto não é um sinônimo para a estagnação, mas sim um incentivo para o desenvolvimento de novas soluções com a participação real de cada colaborador, mesmo que  isto pareça inconcebível para as mentes medíocres e limitadas que preferem colocar obstáculos a ter que trabalhar para produzir uma solução.
Ter concorrentes é um requisito fundamental para as empresas inteligentes, pois isto fará com que mais oportunidades sejam notadas e seus colaboradores também passarão a contar com novos conhecimentos a cada dia, habilitando-se aos novos aprendizados e a aplicação de informações relevantes na construção de um produto ou serviço que une diversas ideias e convergem para uma experiência inesquecível para seus clientes, satisfazendo-os e abrindo a oportunidade para que os dois lados, a empresa e o cliente, acabem se encontrando novamente.