3 de outubro de 2014

O desenvolvimento organizacional de ideias e as análises racionais de viabilidade em Marketing

A maioria das empresas funciona em piloto automático, fazendo sempre as mesmas coisas da mesma maneira e evitando ao máximo evoluir, pois acham que as pessoas, clientes ou colaboradores, são peças disponíveis em número infinito e completamente idênticas umas as outras, sem personalidade, conhecimentos, experiências etc., que servem apenas às organizações por um breve momento e depois são jogadas no lixo.
Sair do mero funcionamento é o maior desafio para as empresas medíocres e que copiam os concorrentes sem nada aprender, defendendo sempre o discurso de que a outra empresa é a culpada pela situação desastrosa e que ela, organização, nada pode fazer, evidenciando a típica reação daqueles que são incompetentes demais para entender que o mercado oferece as oportunidades àqueles que são suficientemente maduros para merecê-las e o fazem com muito trabalho, dedicação, determinação, disciplina, estudos, pesquisas etc..
Desta maneira os concorrentes preparados acabam obtendo maior facilidade e ao mesmo tempo deixam de se desenvolver ainda mais, pois com concorrentes inferiorizados por opção própria é inevitável que as melhores empresas reduzam o ritmo por encontrar águas tranquilas demais para a navegação.
Com isso é possível entender também como o excesso de informações fará com que muitas empresas deixem de fazer o que devem para prestar atenção àquilo que não lhes diz respeito, principalmente por deixar que modismos ganhem o foco e o que é importante seja deixado de lado.
Então toda a organização começa a ruir por se deixar levar pela correnteza, ao invés de escolher racionalmente as oportunidades que lhes cabem, abandonando seus clientes mais próximos e inteligentes para agradar a todos aqueles que as abandonarão rapidamente por não mais encontrarem a mesma aura na empresa.
Além disso é preciso que os colaboradores sejam inteligentes o suficiente para entender o mundo à sua volta, principalmente quando suas ideias vão ao encontro das oportunidades que se apresentam dentro do escopo da empresa, pois uma ideia que vai na contramão da organização será desvalorizada por não ter base suficiente para se mostrar interessante, trazendo consigo estudos e pesquisas que corroborem a proposta.
Também é necessário que exista a compreensão de que cada ideia é aplicável quando devidamente analisada, passando pela racionalidade e conexão com o mercado real, saindo das alucinações sem fundamento e achismos que de nada servem, mas atrapalham o conjunto organizacional e dão atenção demais ao que no final do processo se demonstra irrelevante e faz ruir a empresa.