27 de outubro de 2014

O relacionamento das empresas com a diferenciação e a oferta de soluções aos clientes em Marketing

Colaboradores adestrados são fundamentais nas empresas medíocres, mantendo apenas o funcionamento perpétuo da mesmice em atividade e ganhando como rótulo a denominação funcionário, pois apenas funcionam como máquinas que diariamente executam as mesmas tarefas sem contribuir para que novas ideias sejam ventiladas no ambiente organizacional, o que é o oposto das empresas inteligentes.
Há uma grande preferência pelo adestramento de pessoas dentro das empresas medíocres, ainda mais quando as organizações viram reféns da proibição da cobrança de produtividade em qualquer nível, confinando as ideias ao descarte certo porque os funcionários não podem colaborar para construir uma empresa melhor, mas devem manter o status quo sem questioná-lo.
Isto ocorre porque a mediocridade infecta o mercado e faz com que o preparo e o desenvolvimento de soluções fique em último plano, criando situações onde tudo é deixado para depois e o cliente, que é o inimigo a ser derrotado na visão destas empresas, deve ser apenas um cofre ambulante a ser esvaziado o mais rapidamente possível.
Por esta razão é que muitos mercados acabam perdendo a competitividade, ainda mais quando a ignorância é colocada acima da criatividade, onde há um discurso falacioso que proíbe o indivíduo de ser único para ser apenas uma peça que não colabora para a geração de ideias, precisando abdicar de todo o conhecimento, experiências e percepções que, no mercado inteligente, são profundamente desejados por vislumbrar uma solução que o concorrente não possui e que vai ao encontro dos desejos dos seus clientes.
Obviamente os mercados estagnados procuram culpar os que se desenvolvem pelos seus resultados insignificantes, quando na verdade a falta de colaboradores é o que não abre espaço para que uma empresa local tenha competência para concorrer com as demais, principalmente no nível global em que todas as empresas se encontram sem exceção, mas que para as mentes medíocres é uma ilusão, pois sequer conseguem enxergar o que se encontra diante de seus próprios olhos.
Desta forma o mercado fica cada vez mais para trás, deixa de aproveitar as oportunidades e o cliente inteligente recorre às empresas inteligentes, e globais, para atender aos seus desejos, pois não pode contar com uma empresa que apenas funciona e está ao lado de sua casa, especialmente quando os produtos e serviços que irá encontrar já não se encaixam mais no período presente.
Mesmo assim é preciso observar que as empresas recheadas de pessoas adestradas infectam os mercados e nivelam para baixo a qualidade de tudo o que é oferecido, por isso precisam adestrar os funcionários e repetir as mentiras tão comuns e ávidas por se livrar do cliente rapidamente, pois uma nova vítima virá em seguida.
Como é de se esperar as empresas inteligentes procuram os problemas para oferecer-lhes soluções, haja visto que cada problema é uma oportunidade e estas organizações são capazes de se relacionar com o cliente além do ato de compra e venda, algo inimaginável nas empresas medíocres, pois os colaboradores das empresas inteligentes são preparados e incentivados a criar soluções, buscando estudos e pesquisas que indicam a viabilidade ou não de uma ideia, do mesmo jeito com que todas as áreas, por intermédio de seus colaboradores, buscam se unir para oferecer ao consumidor a melhor experiência possível através de produtos e serviços bem elaborados, desenvolvidos, direcionados etc..
Quando um mercado está à mercê da mediocridade as empresas sempre oferecem mais do mesmo, não se diferenciando pelos motivos corretos, mas buscando oferecer apenas um custo ao cliente diferente do concorrente, mas que no fundo se torna um gasto que jamais se repetirá quando o consumidor é inteligente o suficiente para não procurar mais aquelas empresas que adestram seus funcionários e o tratam como o inimigo por não entenderem que sem este cliente a empresa jamais existiria.