19 de novembro de 2014

A visão organizacional aliada às oportunidades de mercado e ao desenvolvimento contínuo em Marketing

Uma empresa que sabe que pode se desenvolver não contém entre seus colaboradores pessoas de mente limitada e adeptas da mediocridade de se culpar o outro por aquilo que deixaram de fazer, tornando-se abertas às ideias viáveis e que estão alinhadas com a organização, abrindo-se às oportunidades de mercado ao estudá-las com o devido foco.
Empresas que sabem como evoluir conseguem delimitar suas áreas de atuação, aproveitam para conectar todas as suas áreas e fazer com que os colaboradores interajam continuamente de maneira estruturada e apta a gerar soluções para o ambiente interno ou externo.
Isto se deve à capacidade de aprendizado, algo pouco compreendido, pois para as empresas, e pessoas, medíocres não é preciso aprender, basta saber procurar uma informação, mas sem saber o que fazer com ela, para que tudo se mantenha no mesmo nível.
Desta forma as empresas que se preparam aproveitam as oportunidades com maior produtividade, abrindo-se aos desenvolvimentos e aprendizados necessários para se alcançar um nível de excelência que se encaixa nas exigências de seus clientes, levando-se em conta que seus próprios colaboradores são inteligentes o suficiente para enxergar que um nível elevado sempre pode ser melhorado e faz todo o sentido continuar evoluindo para atender aos desejos dos consumidores.
Obviamente esta não é a regra nos mercados, pois muitas empresas são formadas por falsos gestores que sequer sabem o que estão fazendo, já que foram colocados ali, como se fossem pesos de papel que não podem ser retirados para que não haja o desenvolvimento da organização, freando toda e qualquer sugestão e ideia o mais rapidamente possível.
Com isso também fica muito claro que as próprias empresas, através de suas áreas de recrutamento, são responsáveis pela estagnação organizacional, pois tendem a achar que uma empresa deve conter apenas um número de funcionários, já que para estas empresas as pessoas apenas funcionam, mas que não devem sair do nível adestrado, haja visto que criam processos seletivos em que as pessoas são tratadas como micos amestrados que devem fazer o que a empresa já tem em seu ambiente, mas se sair do comum são descartadas por não se encaixarem nos famigerados perfis criados pela mediocridade.
Também é evidente que as mentes mais limitadas irão defender o adestramentos, achando que os chamados candidatos devem corresponder àquilo que a empresa procura, mas se esquecem de que estas organizações querem apenas seres que saibam encaixar as peças nos devidos buracos e nada mais, para tentar justificar os testes débeis e que não vislumbram o que a pessoa pode melhorar na empresa, mas sim o que será mantido da mesma forma pela eternidade.
Por isso poucas empresas são capazes de se diferenciar, principalmente nos mercados em que há a falácia de que este ou aquele setor funciona de uma determinada maneira para justificar a rotatividade de pessoas, mas que no fundo não passa de um simples atestado de incompetência das empresas para com elas próprias quando o assunto é se desenvolver ao trazer para seus ambientes pessoas preparadas para sair do comum.
E também vale ressaltar que este modelo medíocre é o mais disseminado, parecendo um vírus que se espalha pelo organismo mercado e impede que a competitividade seja favorecida e produza soluções cada vez melhores para todos, pois uma empresa inteligente sabe que ao contar com concorrentes mais bem preparados terá com quem aprender ao mesmo tempo em que se diferencia para atender aos desejos dos consumidores e criar condições para que cada oportunidade ideal seja aproveitada com o melhor que ela dispõe no momento, saindo da falácia de que pessoas são recursos perecíveis só porque a empresa é incapaz de se dar a chance de evoluir.