27 de novembro de 2014

O êxito da diferenciação das empresas, através do aprendizado contínuo, em Marketing

Empresas, através de seus colaboradores e clientes, podem aprender diariamente, mas poucas se dão ao trabalho de fazê-lo, revelando a causa que faz com que as referências de mercado, local ou global, acabem escassas pela contínua valorização da mediocridade e incompetência dominante no interior das organizações, enquanto que as empresas inteligentes conseguem estudar, analisar e compreender a história para reduzir suas debilidades e fazer no presente o caminho que as leve a uma oportunidade de futuro.
Aprender com a história é um exercício árduo e que beneficia as organizações em níveis muito elevados, pois seus concorrentes preferem o estilo autômato de funcionamento, tanto o é que ainda chamam as pessoas de recursos e impedem que seus funcionários troquem informações, banindo toda e qualquer oportunidade de desenvolvimento de seus ambientes e denegrindo quem faz por merecer o reconhecimento por seus êxitos.
Isso revela uma incapacidade plena de lidar com a realidade de que outras pessoas pensam, gerando ideias que podem ou não ser viáveis neste momento, mas que ficam aprisionadas sob as mentes medíocres de gestores que ali estão não por competência, mas pela corrupção que assola empresas e faz parte da cultura endeusada e que leva empresas à falência.
Mesmo assim existem empresas que vão na contramão do comum, já que não se dispuseram a culpar o concorrente por êxitos dele ou por fracassos que deram ao mesmo concorrente uma vantagem competitiva muito maior, assumindo as responsabilidades inerentes a cada organização e contando com colaboradores que possuem a capacidade de aprender, trocando conhecimentos internamente ou buscando lições em organizações dos mais diversos setores, não para copiá-las, mas para fazer com que as diferenças organizacionais também sejam relevantes e conectadas com a cultura organizacional ímpar, única e exclusiva de cada empresa.
Com isso as empresas que conseguem aprender jamais se dão por satisfeitas com um ou dois êxitos no mercado global competitivo, sabendo que a cada inovação podem contar com seus clientes e colaboradores, estudando concorrentes e tendo a certeza de que nem todas as decisões da concorrência são aplicáveis em seus ambientes individualizados, demonstrando maturidade para evoluir em todas as áreas e oferecer aos seus clientes muito mais do que produtos ou serviços.
Também é necessário que uma empresa saiba que cada aprendizado é aplicável às decisões de seu usar ou não seu conteúdo, o que não torna este aprendizado bom ou ruim, mas o faz funcionar ou não em cada empresa, principalmente quando cada colaborador tem noção exata do que ocorre no mercado como um todo, não para receber um excesso de informações, mas para que certos filtros ajudem na formação e escolha de ideias que chegarão ou não às mãos do consumidor.
Toda empresa disposta a aprender é responsável por aquilo que produz, trazendo para seu ambiente interno as informações aplicáveis, do mesmo modo com que não vira vítima de um discurso comum e que impede a existência das diferenças que tornam únicos cada um dos produtos ou serviços das empresas que compõem o mercado e atendem aos desejos de seus consumidores, respectivamente.