24 de novembro de 2014

Visão e inteligência na percepção da vantagem competitiva das empresas diante dos concorrentes de mercado em Marketing

A maior vantagem competitiva com que uma empresa pode contar na atualidade é a colocação de pessoas devidamente preparadas para ocupar suas respectivas posições, contando com uma estrutura voltada à criatividade, desenvolvimento e troca constante de conhecimentos entre seus colaboradores e também com o ambiente externo, que engloba seus clientes, parceiros e concorrentes.
Uma visão medíocre acha que não há mais como se obter uma vantagem competitiva sobre as demais empresas, comprovando que não consegue sequer compreender como a empresa pode melhorar ao ter nos locais corretos o que é aplicável em termos de conhecimento e também traz neste posicionamento seus colaboradores preparados para oferecer uma solução em tempo integral.
Por isso os mercados acabam encontrando a presença de empresas cada vez piores e que não perdurarão no ambiente competitivo que se apresenta, pois são incapazes de contar com os colaboradores aptos a oferecer soluções, preferindo um caminho oposto e que dá a ignorância um status inexistente, já que para estas empresas não é preciso contratar quem pensa, mas quem é melhor adestrado.
Com esta posição medíocre as empresas passam a ruir rapidamente e vivem ciclos de rotatividade de colaboradores cada vez mais curtos, ainda mais quando o selecionador não conhece a organização e faz apenas o papel de repositor de números, algo tão corriqueiro que gera a percepção de que a falácia da expressão "isto é do negócio" vire um mantra para os incompetentes que gerenciam e levam as organizações à ruína.
E enquanto isso ocorre um grupo de empresas opta por ter a vantagem competitiva que gera soluções, contando sempre com os melhores colaboradores, pois sabem que as pessoas podem aprender e se já conseguem pensar são muito bem-vindas, ainda mais quando o interesse de ambas as partes não é servir de escora de um para o outro, mas de prover a aplicação mais sábia dos mais variados conhecimentos na geração de ideias que se transformam em produtos e serviços que levam aos seus clientes as melhores experiências.
Desta forma as empresas que não se fecham também encontram mais oportunidades de mercado, trazendo para os seus ambientes internos o máximo de conhecimento aplicável sem perder a conexão com os estudos e pesquisas que gerarão produtos e serviços num futuro, por preferirem dar a seus colaboradores mais espaço para gerar soluções ao invés dos entraves tão comuns gerados nas empresas medíocres.
E a partir do instante em que as empresas passam a ter colaboradores que pensam em seus ambientes só há um ganho ainda maior da vantagem competitiva já obtida, pois para as empresas medíocres só é necessário contar com um quadro completo de funcionários, mas para as empresas inteligentes é preciso fazer com que a excelência seja o primeiro degrau a ser superado a cada dia, abrindo-se às oportunidades que são viáveis e atendem aos desejos de seus clientes.